Primeira empresa atendida pelo Investe Recife completa um ano no Brasil

Foi de um escritório instalado no Bairro do Recife que a Timbeter, uma startup de tecnologia florestal criada na Estônia, começou a operar no Brasil. Ela foi a primeira empresa atendida oficialmente pelo Investe Recife. A unidade de atração e promoção de investimentos da gestão municipal deu o apoio necessário para que o empreendimento escolhesse a área do Porto Digital em vez de São Paulo ou Brasília.

Nesta semana, a Timbeter comemorou um ano de atividades no país em plena expansão de negócios com governos e empresas privadas, que podem colher os resultados de uma tecnologia que tanto pode combater a extração ilegal de madeira quanto ajudar o poder público a recolher mais impostos, gerando emprego e renda.

"O Investe Recife abriu todas as portas para a nossa instalação no Porto Digital e facilitou a cooperação técnica entre desenvolvedores de tecnologia de Pernambuco e da Estônia", reconhece Pedro Ferreira, CEO da Timbeter no Brasil, que agora comanda as atividades da empresa das suas bases em Pernambuco e agora em Brasília.
Entre voos para apresentar a tecnologia nos estados brasileiros e outros países da América Latina, Pedro contabiliza em dois anos de atividades mais de 40 mil quilômetros de deslocamento, o equivalente a quatro vezes a distância entre o Recife e Tallin, a capital da Estônia.

Além da estrutura do Porto Digital, a empresa estoniana escolheu o Recife para se instalar no Brasil graças e ao empenho do prefeito João Campos, que negociou a instalação do escritório nacional em um encontro com representantes da startup durante a COP26, realizada em novembro de 2021 em Glasgow, na Escócia.
A nova política ambiental do governo brasileiro faz a Timbeter projetar um crescimento no número de negócios. Ela fecha contratos com governos e companhias com interesse em manejo eficiente de recursos naturais e preservação do meio ambiente.

A tecnologia criada pela Timbeter funciona desta forma: uma foto da pilha de madeira ou caminhão é processada por aplicativo para gerar cálculos numéricos (GPS, contagem de toras, diâmetros, volumes etc). Os dados podem ser facilmente compartilhados e rastreados em toda a cadeia de logística, evitando fraudes e extração ilegal.

Desde o segundo semestre de 2022, quando a unidade recifense começou a operar, a Timbeter já tem seu sistema adotado pelo governo de Pernambuco, fechou contrato com o governo do Rio Grande do Norte e está com tratativas avançadas com Minas Gerais e Pará. Na América Latina, uma empresa do Chile é o principal cliente privado. Em vez de se instalar em Brasília ou São Paulo. "A meta é duplicar nossa presença no mercado latino", prevê.