Investimentos

Recife sedia evento que discutiu potencialidade da energia solar no Nordeste

O Recife foi sede do ABSOLAR Meeting Nordeste, evento promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) em colaboração com a fintech Meu Financiamento Solar, que foi a anfitriã do encontro que aconteceu na quinta-feira (28), no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem.

Empresários, consultores, autoridades públicas e especialistas do setor de energia solar discutiram, em painéis de debates e palestras, o desenvolvimento (econômico, ambiental e social) impulsionado pela energia fotovoltaica, modelos de financiamento de projetos e o crescimento do empreendedorismo nesse segmento.

Somente em Pernambuco, segundo dados da Absolar, a cadeia produtiva já atraiu mais de R$ 5,7 bilhões em investimentos, desde grandes usinas quanto pequenos sistemas em telhados e terrenos.

O Investe Recife participou do meeting representado pelo especialista em Planejamento e Prospecção de Investimentos Marcus Ferraz. A prefeitura da capital pernambucana utiliza energia solar para abastecimento de prédios públicos dentro do projeto Recife Cidade da Eficiência Energética (RCEE).

Com orçamento previsto de R$ 90 milhões, a iniciativa prevê instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos nas áreas de saúde, educação, esporte e no edifício-sede da prefeitura.

Outra estratégia municipal foi o lançamento, em janeiro de 2022, de edital de chamamento público para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para geração de energia fotovoltaica.

O recurso permite que as empresas e consultorias interessadas sejam credenciadas para elaborar uma Parceria Público-Privada (PPP) para adoção de soluções que reduzam os custos com energia elétrica em equipamentos públicos, por meio de usinas de energia fotovoltaica.

investimentos