Investimentos

Marina do Recife surge como nova âncora para atrair navegadores europeus

Mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras, o Recife surgiu como "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios" no ano de 1537. Quase 500 anos depois, a cidade volta a ter importância náutica e poderá atrair novos navegadores, principalmente europeus, com a entrada em funcionamento de uma marina moderna com capacidade de abrigar grandes embarcações.

Com previsão de conclusão de parte da obra física até dezembro, o hotel-marina que está sendo construído na área do antigo armazém 15 do Porto do Recife já conta com um investimento de R$ 170 milhões. O hotel construído no bairro de São José já tem nome oficial e vai fortalecer a cadeia de turismo náutico da capital pernambucana. Dos seus 300 quartos, pelo menos 100 estarão finalizados ainda neste semestre e a estrutura vai poder abrigar a primeira festa de réveillon do Novotel Recife Marina.

Uma recente parceria com a Marina de Cascais, em Portugal, vai possibilitar a implantação de um sistema de operação semelhante ao considerado como um dos melhores da Europa. A marina da capital pernambucana conta com área privilegiada na parte central da cidade e tem capacidade média para atracar até 200 embarcações (barcos, veleiros e iates).

Com classe internacional, o projeto contou com a consultoria do navegador e escritor Amir Klink e apresenta um novo espaço de embarcações com tecnologia da empresa espanhola  M3 Marinhas. Com píeres flutuantes que acompanham os níveis da maré facilitando o acesso de embarcações.

Em entrevista para o site Movimento Econômico, o CEO do Armatti Yachts, Fernando Assinato, destacou que “o Nordeste está descobrindo a náutica de luxo. Mas a região carece de investimentos para barcos maiores, acima de 46 pés. No entanto vemos que começam a surgir estruturas de marinas, como a Bahia Marina, a exemplo dessa do Novotel, que recebe barcos grandes, que não podem ser guardados em áreas secas e precisam ficar ancorados”

Fernando também destacou que “Pernambuco oferece enorme potencial com o início das operações do complexo do Novotel Recife Marina, em 2024, que reúne hotel, marina e centro de convenções.” O complexo da marina é responsabilidade da Incorporadora Porto Novo Recife, um consórcio de empresas pernambucanas que reúne a Maxxima Empreendimentos, GL Empreendimentos, Excelsior Seguros e Hima Participações.

Confira matéria completa no site do Movimento Econômico: https://movimentoeconomico.com.br/estados/bahia/2023/09/10/novas-marinas-fazem-as-vendas-de-barcos-crescerem-no-nordeste/