Investimentos

Salvador vem conhecer modelo de atração de investimentos do Recife

Instituído em novembro de 2021 dentro da política de melhoria de ambiente de negócios da capital pernambucana, o Investe Recife está servindo de modelo para outras cidades do Nordeste que querem atrair novos empreendimentos e gerar mais emprego e renda. Depois de Olinda, agora é Salvador que veio conhecer a estrutura que funciona vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).  

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salvador (SEMDEC) teve agenda de dois dias de visita à SDECTI e encontros com a secretária Joana Portela e a diretora do Investe Recife, Cristina Luna. A secretária da SEMDEC, Mila Paes e o diretor de Desenvolvimento Econômico Franklin Gomes tiveram acesso à gestão local do ambiente de negócios e também compartilharam suas experiências de sucesso na capital baiana. 

Com profissionais de formação diversificada e site próprio (https://investerecife.recife.pe.gov.br/), o Investe Recife é case de sucesso entre as agências de atração de investimento do país, foi o principal assunto dos encontros. O programa servirá de inspiração para um projeto que está sendo desenvolvido em Salvador. A capital pernambucana é uma das poucas do Nordeste a ter uma unidade própria de atração de investimentos. 

Em junho, o Investe Recife foi divulgado para uma plateia formada por mais de 200 prefeitos de cidades de 24 estados brasileiros, além de representantes do Chile, Peru, Colômbia e Portugal, durante o Summit Cidades 2023, o maior encontro de cidades inteligentes de Santa Catarina. A diretora do Investe Recife, Cristina Luna, apresentou casos práticos e experiência em ações de promoção, prospecção e atração de empresas.