Conheça os 5 motivos tornam Recife uma cidade única para o seu negócio

A cidade do Recife oferece diversas oportunidades para ampliar seu negócio. Um dos mais importantes centros financeiros do Nordeste, a capital pernambucana se destaca como uma metrópole capaz de abrigar empreendimentos de qualquer porte. Motivos para isso não faltam.

Pelo segundo ano consecutivo, o Recife figura como primeiro lugar entre todas as capitais do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios, após avaliação de 65 indicadores distribuídos em 11 pilares, como Infraestrutura, Saúde, Educação e Economia.

A cidade também oferece uma localização privilegiada para realizar negócios com a África, Europa e os Estados Unidos, contando também com uma excelente conectividade com seis das nove capitais do Nordeste em um raio de apenas 700 quilômetros.

São necessárias apenas duas horas para a formalização de uma empresa em Recife, reduzindo consideravelmente o tempo médio de 50 horas alcançado em 2021. Este resultado é confirmado pelo Painel Mapa de Empresas, atualizado mensalmente pelo Ministério do Trabalho. O prazo mais rápido vale para as microempresas.

A cidade também abriga um dos maiores parques tecnológicos da América Latina. A Prefeitura do Recife incentiva a integração do setor privado com universidades e institutos de pesquisa, estimulando a conversão de pesquisas acadêmicas em inovação.

A gestão também continua buscando reduzir a burocracia e, para isso, unificou em um único ambiente virtual o conteúdo de quatro portais diferentes. Isso facilitou e agilizou processos legais com a utilização de um mesmo procedimento. O investidor ganha tempo e a cidade otimiza o ambiente de negócios com mais geração de emprego e renda.

1. Líder em competitividade no nordeste: O Recife é o primeiro lugar entre todas as cidades do Nordeste no Ranking de Competitividade dos  Municípios 2022.

2. Capital mais veloz em abertura de empresas: São necessária apenas duas horas para a formalização de um novo empreendimento na capital pernambucana (2023).

3. Maior parque tecnológico da América Latina: O lugar é TOP 10 das cidades brasileiras com ambiente de negócio cada vez mais favorável ao empreendedor de tecnologia e inovação.

4. Integração com universidades e institutos de pesquisa: Marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pela prefeitura, estimula conversão de pesquisas acadêmicas em patentes.

5. Menos burocracia para agilizar processos: único ambiente virtual reúne conteúdo de quatro portais diferentes para facilitar e agilizar processos legais com um só procedimento.