Investe Recife

Reunião aproxima Investe Recife de representações italianas no Nordeste

Com sede no Recife, o Comitato degli Italiani all'Estero (COMITES) Nordeste representa os interesses dos cidadãos italianos que residem na região brasileira, cooperando com a autoridade consular para estabelecer parcerias e oportunidades de negócios. A diretora da entidade, Carolina Russo, visitou o Investe Recife em companhia da coordenadora didática do Centro Cultural Dante Alighieri, Patrícia Silva, para discutir ações em conjunto de integração cultural e de empreendedorismo para 2024. 

Carolina e Patrícia foram recebidas pela diretora Cristina Luna e pela especialista sênior em relações institucionais Angélica Hatori. Uma das atribuições do Investe Recife é aproximar agentes globais de empreendedores locais, promovendo a internacionalização da economia da capital pernambucana.

Instituídos em 1985, os COMITES estão presentes nas circunscrições consulares que têm, pelo menos, três mil cidadãos italianos. No Brasil, existem sete Comitês dos Italianos no Exterior: Rio Grande do Sul, Santa Catarina/Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro/Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília e Nordeste. Eles promovem e apoiam iniciativas consideradas oportunas em matéria educativa, de formação profissional e do lazer.

Já o Centro Cultural Dante Alighier é uma escola oficial de italiano ligada à Società Dante Alighieri de Roma, fundada em 1888, e única autorizada em Pernambuco a aplicar testes de proficiência em língua italiana para bolsas de programas universitários.