Investe Day

Investe Day debate maior participação feminina no mercado de tecnologia

Apesar das mulheres serem grandes usuárias de aplicativos, redes sociais e dispositivos digitais, a participação feminina nos principais cursos superiores de tecnologia não chega a 15%. Apenas 12% das startups brasileiras são criadas por empreendedoras, que têm maior dificuldade para financiar suas ideias. 

Para debater formas de novas estudantes ingressarem em formações como Ciência da Computação, Rede de Computadores, Jogos Digitais e Segurança da Informação e patrocinar políticas inclusivas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife promoveu o encontro, na manhã desta terça-feira (26), de quatro mulheres líderes na indústria de tecnologia na capital pernambucana.

O Investe Day, evento realizado pela Gerência de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDECTI, teve como tema "Mulheres e Tecnologia: elas transformam o mercado" e antecipou as celebrações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que ocorre em outubro. Ao fazer a saudação aos participantes, a secretária Joana Portela Florêncio destacou a necessidade de fomentar a participação feminina no mercado de tecnologia, que é um importante gerador de empregos no ambiente de negócios recifense. 

"Queremos promover oportunidades igualitárias. O setor de tecnologia é um ambiente muito masculino. Com este encontro, queremos desmistificar a ideia de que as mulheres não podem participar deste mercado", disse a secretária da SDECTI. Ela apontou o exemplo do Senai, que sediou o Investe Day, como parceiro neste processo. A diretora comercial da instituição, Ana Catarina Amorim de Lima, ressaltou que turmas só com mulheres foram criadas para quebrar os paradigmas. "São turmas afirmativas", afirmou.

A professora, desenvolvedora de software e fundadora da Café & Tech, Tereza Oliveira fez a palestra de abertura. Ela destacou a importância da criação de uma rede de apoio para empreendedoras em tecnologia e apontou como a história apagou ou deixou de lado as contribuições de mulheres para o desenvolvimento da nossa sociedade, citando brasileiras negras (Jaqueline Goes de Jesus, Nina da Hora e Nina Silva) que estão ajudando a revolucionar a pesquisa e a ciência.

Tereza criou a Café & Tech para ajudar pessoas da periferia que buscam uma mudança de carreira e reafirmou que “mudar a sociedade é fazer com que as mulheres possam também participar da criação de linhas de códigos”. Para as jovens programadoras presentes, alertou para a responsabilidade no uso de algoritmos e programação, que podem ser ferramentas para combater o preconceito.

A segunda parte do Investe Day foi uma mesa-redonda que contou ainda com a participação da presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PE), Laís Xavier, e da head de operações UK in Brazil Tech-Hub (Consulado Britânico), Gabriela Amorim de Figueiredo.

"Estou nesta área há 20 anos e sinto que houve um avanço imenso. O mercado começou a entender que há lucro na diversidade. O desafio é continuar nesta caminhada", defendeu Laís Xavier. "Fico feliz em estar contribuindo para uma maior representatividade feminina no setor de tecnologia. É importante que trabalhemos para apoiar políticas públicas que tenha como foco programas afirmativos", disse Gabriela.

O Investe Day é um evento da SDECTI que promove o debate em pontos essenciais para o crescimento da economia da capital pernambucana. O foco é no desenvolvimento dos negócios e na promoção da qualificação profissional e da equidade de gênero. O primeiro Investe Day aconteceu no dia 26 de abril, Dia Mundial da Propriedade Intelectual, tendo como tema “Mulheres e Propriedade Intelectual: acelerando inovação e criatividade”.

Fotos: Araújo Films

investe