Internacional

Investe Recife apoia celebração dos 150 anos de imigração italiana

Apoiado pelo Investe Recife, um concerto na Basílica da Penha, no bairro de São José, vai celebrar na capital pernambucana os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Promovida pelo Consulado da Itália no Recife e o Comitê dos Italianos Residentes no Nordeste do Brasil (Comites Nordeste), a apresentação gratuita de 18 instrumentistas e dois solistas ocorrerá no dia 28 de fevereiro, às 19h.

O concerto tem a proposta de ser uma viagem musical pela Itália, composta por obras de Verdi, Rossini, Puccini e Vivaldi, entre outros, que evocam a paixão, a beleza e a diversidade da cultura do país europeu.

A Basílica de Nossa Senhora da Penha foi escolhida para a celebração devido à ligação do templo religioso com a Itália. Concluído por frades capuchinhos italianos em 1882, o templo tem inspiração arquitetônica no estilo neoclássico da basílica veneziana de San Giorggio Maggiore e é uma representação viva da contribuição desse povo para a formação do patrimônio histórico pernambucano e brasileiro.

A imigração italiana para Pernambuco se deu entre o final do século XIX e o início do século XX, tendo início a partir da região de Palmares e também pela capital. “Entre os grandes italianos que fizeram história no estado estão Ugo Falangola, responsável por trazer os primeiros equipamentos de cinema para o Recife; Giuseppe e Francesco Vita, fundadores da fábrica de refrigerantes Fratelli Vita; e Fortunato Russo, comerciante que atuou no ramo de tecidos e aviamentos”, explica a neta deste último, Maria Carolina Russo, hoje presidente do Comites Nordeste.

Atualmente, a comunidade italiana no Nordeste é formada por cerca de 500 mil descendentes, que desempenham um papel ativo na promoção da cultura, gastronomia e história do Estado com iniciativas que têm contribuído para o fortalecimento dos laços entre as comunidades e para o enriquecimento da diversidade cultural da região.