Internacional

Tecnologia e gastronomia conectam o País Basco a Recife

Possibilidades de parcerias envolvendo ações que promovam empreendedorismo, formação profissional e cidadania, unindo tecnologia e gastronomia, foram discutidas nesta quarta-feira (21) em encontro online envolvendo representantes do Investe Recife e da Agencia Vasca de Internacionalización.

Em sua estratégia de expansão de negócios de empresas e instituições sediadas no País Basco, comunidade autônoma no norte da Espanha, a Agencia Vasca de Internacionalización demonstrou interesse em conhecer as potencialidades da capital pernambucana. A diretora do Investe Recife, Cristina Luna, e a especialista sênior em promoção de investimentos, Marcela Cardoso, apresentaram números e indicadores que tornam a capital pernambucana referência em tecnologia e gastronomia no Nordeste.

A project manager Sofia Ramos e a strategy & business development manager do GOe (Gastronomy Open Ecosystem), do Centro de Culinária Basca, Raquel Martín, tiveram a acesso informações sobre investimentos nos setores de turismo, hotelaria e polo gastronômico que podem unir interesses recifenses e bascos.

Sediado en Donostia-San Sebastián, o GOe é um projeto onde empreendedores, investigadores, empresas e estudantes "trabalham e colaboram para construir a gastronomia do futuro". Como polo tecnológico e sede do Porto Digital, além de ter 18 instituições de ensino técnico e superior que oferecem cursos de gastronomia, o Recife apresenta características para cooperações internacionais nesta área.

O Recife é uma das cidades que têm maior influência moura/ibérica no Brasil, com reflexos em sua história, arquitetura, cultura e tradições. Um dos aspectos mais visíveis atualmente desta herança espanhola é a existência de cafés e confeitarias como fator central na formação da identidade gastronômica da capital pernambucana.