Indústria

Portuário de Suape registra crescimento no Hub de Veículo do complexo

De janeiro a dezembro de 2023, o Hub de Veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape registrou crescimento de 42% na movimentação de automóveis em comparação ao ano anterior.  Passaram pelo terminal situado na Região Metropolitana do Recife 80.647 unidades, englobando operações de exportação, importação e transbordo, consolidando Suape como o hub mais movimentado do Norte/Nordeste. No ano anterior, foram movimentados 56.932 veículos.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot, destacou o setor em expansão e enfatiza os investimentos em dragagem, inovação e tecnologia para otimizar as operações. As obras de dragagem, tanto no canal externo quanto no interno, possibilitam a atracação de embarcações de até 366 metros, ampliando significativamente o volume de cargas movimentadas. A conclusão da última etapa da dragagem do canal externo está prevista para abril, projetando Suape como destaque no cenário portuário global.

A intervenção permitirá o aprofundamento do canal em 20 metros, enquanto o canal interno passará por obras com prazo de conclusão de oito meses. Ao final, terá uma profundidade de 16,2 metros. Em maio de 2023, Suape realizou seu maior embarque de veículos em uma única operação, movimentando três mil unidades com destino ao Porto de Veracruz, no México. Em agosto, outra megaoperação envolveu o desembarque de veículos importados da Volkswagen, Toyota e General Motors, seguido pelo embarque de modelos fabricados no polo automotivo da Stellantis em Goiana, Zona da Mata Norte do Estado.

Foto: Divulgação