Hub.Periférico

SDECTI participa de discussão sobre Laboratório de Inovação Periférica

Reduzir desigualdades, gerar oportunidades e fomentar educação e empreendedorismo através da tecnologia. O Recife pode ganhar um Laboratório de Inovação Periférica para aproximar de forma mais rápida os jovens das comunidades ao ecossistema do Porto Digital. A proposta é do Hub.Periférico, que convidou parceiros para esta iniciativa.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) participou da primeira reunião do projeto, na manhã desta quarta-feira (19), representada pelo gerente de Articulação Institucional Rafael de Paula. Foram discutidas estratégias futuras para unir os demais agentes sociais, empresas privadas, academia e governos em ações de democratização das políticas públicas de tecnologia, inovação e empreendedorismo para as pessoas criativas das comunidades.

Liderado por Daniel Paixão, o Hub.Periférico é um empreendimento social que deverá ser inaugurado oficialmente durante o Rec’n’Play em outubro, que tem como tema justamente "Pontes pra conectar as margens". Vai funcionar em um prédio cedido pela Santa Casa de Misericórdia na Rua Mariz e Barros. A escolha da sede teve o apoio da SDECTI.

Laboratórios de Inovação Periférica já existem em outras cidades do país e ajudam na integração da população mais vulnerável no meio digital. São espaços onde podem ser realizadas ações como cursos de empreendedorismo, letramento digital, acesso a microcrédito e apoio a startups.

Hub.Periférico