ESTÔNIA HUB

 

Prefeitura do Recife desembarca na Estônia e participa de maior evento de governo digital do mundo

Secretária Joana Portela Florêncio e o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, participam do e-Governance Conference, que vai debater avanços na oferta digital de serviços públicos. Também haverá troca de experiências e rodada de negócios

 

A Prefeitura do Recife vai integrar a comitiva brasileira que desembarca na Estônia para a e-Governance Conference, o maior evento de governo digital do mundo. Entre os dias 28 de maio e 2 de junho de 2023, o encontro vai promover debates, troca de experiências e rodada de negócios no processo de transformação digital das cidades na prestação de serviços à população. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio, e o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida, serão os representantes do Recife.

A programação inclui encontros com dirigentes do e-Estonia e e-Governance Academy e empresários do Estonia Hub, para conhecer os avanços em temas como serviços públicos digitais, identidade digital e cibersegurança. Um dia será dedicado à Finlândia, também referência em tecnologia. Em paralelo, os representantes da capital pernambucana terão um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Margus Tsahkna, e a vice-presidente do Estonian Association of Information Technology and Telecommunications (ITL), Anna Greta.

“É uma parceria firme e que nós estamos sempre afinando a troca de informações, tratando de projetos e possibilidades para o Recife entregar ainda mais serviços à população utilizando de caminhos digitais. A Estônia respira transformação digital, principalmente na relação entre cidadão e governo, e é o pensamento que fomentamos aqui, com a inovação sendo o conceito central na hora de pensar políticas e ações para melhorar o dia a dia das pessoas e dos negócios”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Portela Florêncio.

"Este ano o tema da Conferência é voltada para ações digitais com foco no social e que impactam direta e positivamente a vida das pessoas. É sem dúvida alguma uma grande oportunidade de ver de perto as maiores experiências digitais voltadas para o cidadão. A gente leva daqui nosso potencial em inovar dentro do setor público e tem a chance de confrontar de perto com o que de melhor têm feito os países que são referência em governo digital. Assim é possível trazer de volta uma bagagem ainda mais rica e com novas possibilidades digitais que garantam mais facilidade e simplicidade na relação entre a Prefeitura e as pessoas", Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.

RECIFE E ESTÔNIA - A aproximação do Recife com a Estônia ocorreu em novembro de 2021, durante a realização da COP-26 em Glasgow, na Escócia. Ao assinar acordo com a ITL, entidade de tecnologia do país, o prefeito João Campos disse que esta parceria levará o Recife a ser "a cidade brasileira com maior índice de transformação digital, com qualidade do serviço público". A Estônia é parceira do Recife em ações de gestão pública e ecossistema de empreendedorismo. Com 1,3 milhão de habitantes, tem população menor do que a do Recife (1,66 milhão), mas com acesso integral à internet e serviços públicos de qualidade.

Na ocasião, o prefeito João Campos articulou a instalação da Timbeter no Recife, uma startup de renome mundial na área de tecnologia florestal e que usa aplicativo de celular para combater a extração ilegal de madeira. A empresa iniciou a operação em junho de 2022 e escolheu o Porto Digital como primeira base de operações fora do continente.

Vale destacar que a Timbeter foi o primeiro negócio atendido pelo Investe Recife, unidade de atração de investimentos da Prefeitura. "O Investe Recife abriu todas as portas para a nossa instalação no Porto Digital e facilitou a cooperação técnica entre desenvolvedores de tecnologia de Pernambuco e da Estônia", reforça Pedro Ferreira, chefe da Timbeter no Brasil.