Energia Verde

Prefeito do Recife defende importância do uso de energia limpa no Nordeste

Cidade verde, o Recife também quer ostentar o título de capital nordestina da sustentabilidade, promovendo a transformação da sua matriz energética a partir do maior uso de energia renovável. O prefeito João Campos participou da 12ª edição do Fórum Nordeste, realizado nesta segunda-feira (04) que teve como tema os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas.

Promovido pelo Grupo EQM com o apoio técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), o Fórum Nordeste reuniu especialistas em painéis temáticos sobre diversas áreas, como biocombustíveis, etanol e outras fontes de energias limpas. 

João Campos defendeu o maior uso do etanol e destacou, entre as ações do Recife, a utilização de energia solar para abastecimento das escolas e hospitais municipais. Mais de 90 unidades de ensino já têm energia elétrica a partir desta matriz e há estudos avançados para redução de consumo de água nos prédios públicos da prefeitura. 

A busca pela adoção de fontes de energia renovável está alinhada às políticas públicas de desenvolvimento sustentável e com o interesse global para o atingimento de padrões socioambientais previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e contidas na Agenda 2030. 

Em novembro de 2021, o prefeito João Campos participou da COP-26, em Glasgow, na Escócia, cúpula que reuniu as principais potências mundiais e governos locais para discutir a questão do clima e anunciou uma série de ações que preveem iniciativas sustentáveis para o consumo de energia renovável nos equipamentos municipais. 

O aumento da participação da energia renovável na matriz energética é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável e a energia fotovoltaica é uma alternativa que se destaca.