Empregos

Vocação empreendedora do Recife gera 5.795 novos negócios abertos

O Recife terminou o primeiro semestre de 2023 com 5.795 novos negócios abertos, refletindo a vocação empreendedora da cidade, que atualmente possui 189.311 empresas ativas de todos os portes. 

Promoção de vendas, atividades de ensino, serviços de apoio administrativo, treinamento profissional, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, serviços de beleza e lanchonetes foram as sete atividades mais abertas na capital pernambucana nos seis primeiros meses deste ano.

O resultado complementa os bons números do Recife no ano na geração de empregos com carteira assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, já são 5.121 novos empregos formais, elevando o estoque para 534.397 de postos de trabalhos ativos na cidade.

Os 5.795 novos negócios abertos no Recife integram levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) e são resultado de 15.678 empresas de micro e pequeno porte abertas contra 9.883 encerradas nos seis primeiros meses de 2023. 

O levantamento engloba principalmente as empresas de micro e pequeno porte (MPE), que faturam entre R$ 81 mil e R$ 4,8 milhões por ano, além de microempreendedores individuais (MEI).