Empreendimento

Recife reduziu em cinco horas o tempo para a abrir de uma empresa na cidade

O Recife reduziu em cinco horas o tempo necessário para a abertura de uma empresa, passando de 11 para 6 no mês de julho. Este prazo é o 4º menor do país, de acordo com o Mapa de Empresas divulgado pelo governo federal. No Brasil, o processo demora em média 42 horas.

Em relação ao mês passado, houve diminuição do tempo de abertura para as micro (de 4 para 3 horas) e grandes empresas (de 47 para 11), enquanto os pequenos emperendimentos tiveram alteração de 3 para 11 horas. 

De acordo com o Mapa de Empresas, o tempo médio de abertura de um novo negócio leva em consideração duas etapas: o Pedido de Viabilidade mais a obtenção do registro.

O Pedido de Viabilidade é uma consulta prévia para verificar, perante os órgãos competentes, a possibilidade de registro empresarial e/ou alterações cadastrais da empresa. Já o registro é quando o órgão competente emite a nova inscrição de CNPJ.

Desde janeiro de 2021, o Recife vem reduzindo o tempo necessário para uma empresa ser legalizada na cidade, resultado direto das políticas de melhoria do ambiente de negócios local, como a criação do Portal de Licenciamento Unificado e ampliação das atividades dispensadas de alvarás e licenças.

Há mais de dois anos, o tempo chegou a 93 horas (em fevereiro de 2021), registrando quedas constantes até atingir uma média menor do que dez horas no primeiro semestre de 2023. Em janeiro e fevereiro deste ano, o Recife atingiu a marca de apenas duas horas para finalizar todo o processo.

O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para a divulgação de informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.