EITA! Recife

EITA! Recife recebe o Innovation Leader Award na categoria Projetos

Entre 106 inscritos, o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta - EITA! Recife foi o vencedor do prêmio Innovation Leader Award na categoria Projetos. O anúncio aconteceu na sexta-feira (18) e a entrega foi feita para o gerente geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDECTI, Evisson Fernandes de Lucena, e o diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Breno Alencar.

É o segundo ano seguido que o EITA! Recife é premiado durante o Inovation Meeting BR, evento que acontece desde 2017 reunindo os principais líderes públicos e privados de tecnologia e inovação do país e que teve como tema "Human Tech: construindo um futuro exponencial". Realizado durante três dias na capital pernambucana, é considerado o maior encontro no Nordeste de Inovação, Tecnologia e Gestão. 

O reconhecimento em 2023 foi pela apresentação do tema "MarketPlace Recife: Transformando Desafios em Oportunidades - Uma abordagem autossustentável do EITA Recife". Em 2022, o Innovation Leader Award foi conquistado como o melhor projeto público e governamental, obtendo ainda o segundo lugar geral. 

O EITA! Recife é a experiência de transformação digital da Prefeitura do Recife que tem como base o Marco Legal das Startups e os Contratos Públicos de Solução de Inovação. Trabalha com a identificação de desafios, captação de recursos, lançamento de ciclos de inovação e gestão do processo de inovação. Isso é feito por meio de quatro trilhas: Ciclos de Inovação (utilizando o marco legal de startups, LC 182), Parcerias Acadêmicas, Hackathons e Living Labs.

Neste ano, a iniciativa já obteve o primeiro lugar geral e também na categoria Transformação Digital do Prêmio Agilidade Brasil, promovido pela Agile Trend. Foi também o melhor programa de Inovação Aberta do Prêmio Convergência, uma realização da rede Conexão Inovação Pública em parceria com a PGInova, Gerência de Inovação e Gestão da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Em 2022, o EITA! Recife já havia sido agraciado com oito prêmios: Conexão Inova (1º lugar na categoria Melhor Resultado Obtido), Apolitical (Apolitical's Global Public Service Team of the Year 2022 na categoria "Digital Innovators"), ABEP-Dig.Gov de Excelência Digital (2º lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital para Governo Aberto), Connected Smart Cities (Selo Ouro), dois da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (1ºlugar geral Anciti Award e 1ª colocação na categoria de municípios com mais de 500 mil habitantes) e dois da Rede Conexão Inovação Pública (Selo 5 estrela & Inovação Aberta).

DESAFIOS - Com um modelo que visa facilitar a contratação governamental de startups de todo o Brasil, o ciclo de Inovação Aberta está atualmente na sua segunda edição, com mais cinco desafios para empresas e startups de tecnologia: mobilidade; proteção animal; comércio, turismo e lazer; sustentabilidade e meio ambiente.

A segunda fase foi concluída na sexta-feira (19) com a divulgação das pontuações das a segunda fase do 2º Ciclo de Inovação Aberta do Recife. As pontuações das 15 empresas e startups participantes (três por desafio). As propostas vencedoras podem fechar contratos no valor de até R$ 1,6 milhão.

tecnologia