EITA RECIFE

E.I.T.A Recife é destaque como case de inovação aberta em evento do Tribunal de Contas da União

 

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux, detalhou potencialidades da iniciativa, listou etapas do ciclo, as temáticas envolvidas, soluções pré-determinadas e benefícios para a cidade e população com novo modelo de desafio público


 

Recife é a primeira cidade do Brasil a iniciar um ciclo de inovação aberta para desenvolver soluções para os problemas da cidade, com base no novo Marco Legal das Startups. O ciclo, nomeado de E.I.T.A. Recife (Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta), foi apresentado, nesta quinta-feira, (31) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, durante o 2º Diálogo Público do Tribunal de Contas da União (TCU), durante o “TCU Mais Cidades”, e foi apontado pelo evento como um case de sucesso na administração pública brasileira no segmento de tecnologia e inovação. O programa teve o tema: “Compras públicas de Inovação pelo novo Marco Legal das Startups”. 

 

O secretário municipal apresentou o modelo, as etapas e os benefícios que os projetos e soluções inscritos no E.I.T.A. poderão proporcionar ao Recife e aos cidadãos. Em novembro do ano passado, a Prefeitura lançou o desafio público de inovação aberta com seis temáticas para que startups pudessem desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras, envolvendo as áreas de Saúde, Infraestrutura, Esporte e Bem-Estar, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. 

 

Quem participa do desafio tem a vantagem de participar de um processo colaborativo com uma comunidade de especialistas, formar networking e ainda ter produtos que impactarão positivamente na vida da população. A premiação dos projetos podem chegar a R$ 240 mil e as contratações podem ser de até R$ 1,6 milhão.

 

Na opinião de Rafael Dubeux, a tecnologia tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida para as pessoas. “Não há dúvida que a incorporação crescente de tecnologia pode permitir que a gente dê um salto de qualidade para a população da cidade. A capital tem um cultura empreendedora digital muito grande e o Porto Digital, maior parque tecnológico da América Latina, com mais de 300 empresas instaladas, cria um ecossistema de inovação contínuo”, detalhou o secretário municipal.

 

O Programa “TCU Mais Cidades” busca aproximar o órgão regulador dos gestores municipais, contribuindo para a qualificação de equipes na administração pública nas diversas esferas, municipal, estadual e federal.

 

E.I.T.A! RECIFE - Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o trabalho realizado pelo E.I.T.A. é coordenado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital em parceria com a Empresa Municipal de Informática, a Emprel. De maneira transversal, integrativa e participativa, a iniciativa conta com o envolvimento direto de todo o Executivo Municipal, incluindo as instituições da Administração Indireta. O objetivo das iniciativas traçadas dentro do E.I.T.A. tem o cidadão e a cidadã no centro de todas as tomadas de decisões e a tecnologia como ferramenta que proporciona o exercício da cidadania digital.