Digital

Emprel recebe Frente Jovem Parlamentar para um dia de imersão digital

O encontro da imersão digital será nesta sexta-feira (16/06) e contará com palestras de equipes da Prefeitura do Recife, do Porto Digital e Fruto de Favela.

Uma imersão digital para entender melhor como a transformação digital está presente dentro de ambientes governamentais. É com esse foco que a Empresa Municipal de Informática (Emprel) recebe, nesta sexta-feira, 20 vereadores vindos de diversos municípios pernambucanos, incluindo o Recife, ligados ao movimento social e político Frente Jovem Parlamentar. Será um dia inteiro dedicado a ciclos de debates e palestras sobre o universo da inovação tecnológica em diversas frentes. 

“Receber as vereadoras e os vereadores de diversas partes do nosso estado é uma honra. E o motivo dessa imersão digital, além de nobre, abre uma janela imensa de possibilidades porque conhecimento é feito para ser passado adiante. Aqui nós vamos mostrar algumas das melhores e mais interessantes experiências sobre e-gov, como essas ferramentas tecnológicas transformam os ambientes públicos e como a transformação digital é feita com foco nas pessoas”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel e anfitrião do encontro. 

O dia terá atividades pela manhã e tarde, começando com as boas-vindas do presidente da Emprel e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Florêncio. A imersão digital do grupo contará com assuntos ligados a projetos, programas e iniciativas encampadas pela Prefeitura do Recife. As palestras oferecidas ao grupo dialogam com a necessidade de modernização da máquina pública e da implementação de ferramentas digitais que facilitem a vida das pessoas no acesso à informação de interesse público e aos serviços. 

Outros dois convidados conduzirão atividades. O Porto Digital traz um apanhado sobre sua atuação na área de tecnologia. O tema Hub Periférico será trazido por Daniel Paixão, líder e ativista social do projeto social Fruto de Favela, que vem alavancando a experiência que alia tecnologia, educação e comunicação como ferramenta de transformação social no coração das comunidades periféricas do Recife. 

Rannya Aquino de Freitas, vereadora do município de Sanharó, do Agreste pernambucano e terra do queijo, é co-fundadora da Frente Jovem parlamentar. Sobre a imersão, a vereadora se mostra animada para as novidades. “Esperamos que o contato nos permita levar melhorias às nossas cidades. A visão é de descentralizar esse conhecimento sobre o universo digital. Recife é referência em transformação digital e entendemos que agora é a hora de Pernambuco ganhar o território digital por meio dos seus municípios”, pontua a vereadora. 

Confira os municípios pernambucanos que confirmaram presença na imersão digital:

Machados; Passira; Xexéu; Passira; São José do Belmonte; Sertânia; Bodocó; Ouricuri; Salgueiro; Panelas; Riacho das Almas; Jupi; Ferreiros; Joaquim Nabuco; Cabo de Santo Agostinho; Itambé, Recife.