Decathlon

Secretário de Desenvolvimento Econômico apresenta as potencialidades de investimentos no Recife para empresa francesa do setor de esportes

Encontro teve passeio de barco para apresentação do Projeto Parque Capibaribe e reunião sobre as potencialidades da cidade para projetos voltados ao setor esportivo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, acompanhado da equipe do Investe Recife, apresentaram, nesta sexta (06), para Fernando Balbinot, Diretor da loja da empresa francesa do setor de esportes Decathlon, alguns encantos naturais da cidade, primeiramente com um passeio de barco para mostrar o Projeto do Parque Capibaribe. O grupo também se reuniu na sede da secretaria, no bairro do Recife, e que contou com a participação da secretária executiva de esportes do Recife, Yane Marques, e do diretor de esportes do Centro Comunitário da Paz (Compaz), Weligton Lima.

A Decathlon possui 1.600 lojas espalhadas em 60 países, possui mais de 30 marcas próprias para cada modalidade esportiva e está em expansão pelo país, com previsão de até fim deste ano mais duas lojas no Recife e em outras capitais do Nordeste. A empresa desenvolve ações e projetos no eixo da sustentabilidade nas áreas de eficiência energética, reciclagem, desenvolvimento de produtos com eco-design e gestão de resíduos sólidos em todos os escritórios e nas lojas. A proposta do passeio foi apresentar o Projeto do Parque Capibaribe vai revitalizar 30 quilômetros, sendo 15 km em cada margem do rio e beneficiar 44 bairros e cerca de 520 mil pessoas. O projeto também prevê a construção de 12 passarelas, 230 km de rotas para bicicletas, além de ruas que dão acesso a essas áreas revitalizadas. Um estímulo a população utilizar áreas comuns de lazer e da prática esportiva.

O encontro foi articulado pela equipe do Investe Recife, que faz parte da Sdecti e que possui profissionais especializados e com informações estratégicas sobre o Recife para atrair e facilitar a chegada de novos investimentos. “A proposta de retomada de investimentos da economia do Recife passa por uma série de ações para ampliar a capacidade de investimentos, com incentivos fiscais de redução de até 100% de ITBI e de IPTU para revitalização ou recuperação para imóveis nos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José, com o objetivo de reocupar o centro de Recife, não apenas com empreendimentos comerciais, mas com moradia e turismo. O recife também possui 101 quadras poliesportivas; 103 campos de futebol; 198 clubes esportivos; 52 mini campos; 40 quadras de vôlei de praia; 148 escolas de dança; 549 academias de ginástica e 21 academias de musculação ao ar livre”, apresentou o secretário Rafael Dubeux.

Outro destaque apresentado no encontro foi o estímulo da gestão municipal na prática esportiva em diversas idades com professores e técnicos especializados e inclusivo. “A prefeitura vem destacando os esportes e estimulando a prática voltada para competições, o bolsa atleta tem uma previsão de beneficiar 150 atletas; Jogos paraolímpicos com um público estimado em 350 atletas; Jogos e festivais escolares vai encerrar esse ano com 2.500 participantes. Além dos Jogos da pessoa idosa, que possui 14 modalidades e mil participantes. Temos um cronograma de competições até o fim do ano que atraem um grande público”, reforçou Yane Marques. 

O Diretor de loja da Decathlon, Fernando Balbinot, destacou a possibilidade de patrocínio em diversas competições que são realizadas na cidade. A equipe da Investe Recife também apresentou a possibilidade de contratação de novos funcionários através de projetos de capacitação de mão de obra realizado pela Prefeitura do Recife, através da Go Recife, que disponibiliza às empresas um importante suporte na área de recursos humanos, oferecendo serviços que reduzem os custos e proporcionam mais comodidade nas seleções de pessoal.