Compartilhamento

Inovações do Recife são apresentadas para empresários de Fortaleza.

Contratos com startups para soluções inovadoras, incentivo à formação de estudantes de Tecnologia da Informação, capacitação digital de empresários, oferta de empréstimo a juros baixos para microeemprendedores. As ações diferenciadas da gestão municipal da capital pernambucana foram apresentadas na quinta-feira  dia 27 de abril pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio, a um grupo de representantes da nova economia do Nordeste.

Integrantes da CDL Jovem de Fortaleza tiveram na sua agenda de visita oficial ao Recife um encontro com a secretária da SDECTI no Paço do Frevo. Em vez de na viagem anual buscar uma capital do Sul ou Sudeste ou mesmo uma cidade do exterior, desta vez os 25 empresários associados ao órgão complementar à Câmara de Dirigentes Lojistas da capital cearense optaram por ver as novidades da "concorrente" vizinha. "Tem muita coisa bacana que a gente não conhecia. Nós temos muito interesse em saber o que o Recife tem feito para se desenvolver", destacou o presidente da CDL Jovem, Guilherme Colares.

"Nossas capitais são concorrentes, mas de forma positiva. Quando um empreendedor de grande porte vem para o Nordeste, ele vai canalizar naturalmente seus investimentos para o Recife, Salvador ou Fortaleza. Estamos criando um grupo de trabalho com as secretarias de Desenvolvimento Econômico destas outras capitais para atuar de forma conjunta em feiras de negócios. Agradeço o interesse de vocês, como jovens empresários, pelo que estamos fazendo porque isso é uma forma de tornar nossa região mais competitiva", disse Joana Florêncio.

A secretária apresentou cases na área de inovação criativa (como os desafios que usam a tecnologia para resolver problemas que vão de buracos nas ruas a marcação de consultas médicas),  falou sobre o Investe Recife (a unidade de atração de investimentos da prefeitura), deu detalhes sobre o CredPop (programa de estímulo à geração de emprego e renda) e destacou o Porto Digital como elemento gerador de oportunidades de formação qualificada e surgimento de empresas de tecnologia. Outra tema discutido foi a política de incentivo fiscal para a instalação de novas empresas na capital pernambucana.