Comércio

Mapeamento de ruas e lojas do Centro do Recife é ampliado

Mais ruas do Centro do Recife foram mapeadas para atrair e ajudar o consumidor na hora de ir às compras nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. No levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), com apoio da Prefeitura do Recife, através do Programa Recentro, pelo menos 1.093 lojas já são identificadas e 56 novas ruas foram incluídas no Projeto Rota do Comércio (www.rotadocomercio.com.br). 

É uma plataforma em que, por meio de um mapa virtual, as pessoas poderão localizar lojas, informações de serviços sobre estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus, bicicletários e pontos turísticos. É possível ainda fazer o roteiro de um ponto a outro, utilizando o celular.

Quando foi lançada em maio deste ano, a iniciativa continha oito ruas, envolvendo cerca de 4km. “Agora, ampliamos o número de ruas, adicionamos 312 novas lojas e atualizamos dados de outros 637 estabelecimentos com fotos de fachada, imagens do interior do estabelecimento, o instagram, whatsapp de vendas e horário de funcionamento”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Segundo ele, a intenção é facilitar e tornar mais acessível a localização de lojas, produtos e serviços na região central da capital pernambucana, considerada o coração da cidade e que representa cerca de 70% do PIB do município.

Conforme o representante do varejo recifense, há ruas na região central que reúnem várias lojas do mesmo setor, o que facilita a busca e pesquisa. A Rua da Concórdia, por exemplo, agrega produtos eletrônicos. Já a Rua Manoel Borba envolve várias óticas e a Rua do Aragão, com móveis.

As informações sobre as lojas são baseadas no Censo Lojista, levantamento realizado pela CDL Recife. Já o projeto Rota do Comércio é uma realização da CDL Recife, com apoio do Programa Recentro, da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e desenvolvido pela RAJ Tecnologia.

SERVIÇO PÚBLICO - Além de identificar melhor o comércio e divulgar produtos e serviços, outro foco da CDL Recife é buscar apoio da gestão pública para a região central com limpeza urbana, segurança, iluminação, manutenção de vias e transporte coletivo, bem como a reocupação do Centro, com moradia, pelo mercado imobiliário, e utilização de espaços por entidades públicas e privadas e reorganização em vias.

De acordo com a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o papel do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, junto ao comércio do centro é capacitar, promover eventos e apoiar campanhas de liquidação que atraíam pessoas para comprar na região. “E essa ferramenta da Rota do Comércio facilita o acesso a esse comércio diversificado e rico. Essa parceria entre poder público e iniciativa privada é fundamental para o trabalho que estamos realizando no território, assim como o fortalecimento do comércio local é essencial nesse processo de reabilitação do centro histórico do Recife”, disse Ana Paula.
 

Fotos: CDL/Divulgação

comércio