Centro de Operações do Recife

Recife usa tecnologia para evitar desastres ou agir rápido em emergências

O Centro de Operações do Recife (COP), que reúne 13 secretarias e órgãos municipais para atuar de forma rápida em situações de emergência provocadas por fatores climáticos e ocorrências urbanas, vai ampliar o uso de tecnologia e expandir parcerias com outras instituições. O objetivo é fazer da capital pernambucana uma referência em monitoramento, ajudando os moradores a se deslocarem com segurança e agilizando o atendimento das equipes em casos de situação de risco, como alagamentos e deslizamentos de barreiras.

O funcionamento do COP foi detalhado para a equipe do Investe Recife por representantes do serviço, que começou a atuar em março no edifício-sede da prefeitura, no Bairro do Recife. Um prédio será construído para abrigar a equipe que vai trabalhar no monitoramento de informações captadas por câmeras de vídeo, sensores, pluviômetros, drones, satélites e os aplicativos Conecta Recife e Waze.

O Centro de Operações do Recife está vinculado à Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD). "O objetivo principal é reduzir o tempo de resposta aos eventos", destacou o gerente geral de Gestão Integrada, Alex Muniz. "O COP é um espaço estratégico para gerenciamento de ocorrências na cidade", disse a gerente de Desenvolvimento, Ana Maria Pinheiros.

De acordo com o gerente geral de Projetos, Anderson Soares, a visita ao Investe Recife faz parte da estratégia de divulgar este serviço como um importante ativo da cidade, com impacto positivo também para o ambiente de negócios, reduzindo perdas no setor produtivo.

cop