Censo 2022

Região Metropolitana do Recife lidera no Nordeste em população, diz IBGE

O Recife é a nona cidade mais populosa do Brasil e a terceira do Nordeste, registrando 1.488.920 habitantes, segundo os resultados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (28). Em relação ao levantamento de 2010, a capital pernambucano teve perda populacional de 3%, um fato novo registrado no país, que ultrapassou a marca de 200 milhões de habitantes.

Se fica atrás de Fortaleza e Salvador em números absolutos, o Recife detém a liderança regional quando se trata de regiões metropolitanas. Os 14 municípios que formam a RMR reúnem mais de 3,7 milhões de habitantes. Com isso, o aglomerado urbano do Recife fica atrás apenas de São Paulo (20,6 milhões/hab), Rio de Janeiro (11,6 milhões/hab), Belo Horizonte (4,9 milhões/hab) e Brasília (3,8 milhões/hab).

Parte da população que saiu do Recife se instalou em cidades vizinhas à capital, mantendo a região metropolitana como destaque regional e detendo a seu favor este diferencial econômico. Um fator que faz o Recife ter crescimento populacional limitado é a sua área de 218 km² já completamente ocupada e sem muitos espaços para novos habitacionais. A capital pernambucana é a 12ª cidade brasileira mais densamente povoada com 6.803,6 habitantes/km². No estado, perde para Olinda, que tem 8.474,00 habitantes/km².

Com 9.058.155 habitantes, Pernambuco é o 7º estado mais populoso do país em comparação ao Censo 2010, sendo também o segundo mais populoso do Nordeste, atrás apenas da Bahia. Uma tendência observada pelo Censo 2022 é que as médias cidades foram as que mais ganharam população a partir de 2010, com redução de ritmo de alta nas capitais e cidades-polo de regiões metropolitanas. 

Os resultados do Censo 2022 vão fundamentar diferentes tomadas de decisão dos governos baseadas em onde e como estão as pessoas de cada região, estado e município. Em relação ao Nordeste, o Recife continua sendo um polo natural de atração de investimentos, ajudado por fatores como localização geográfica e capital humano.