Bairro do Recife

 

Prefeitura apresenta políticas públicas para modernização do Bairro do Recife

15.06.21 - 19H02

Projeto foi apresentado em audiência pública promovida pela Câmara do Recife e contou com a participação de parlamentares e empresários. 

Buscando construir um ambiente que propicie a atração de negócios, aliando preservação do patrimônio histórico, cultural e turístico, com respeito à vocação tecnológica e de inovação. Seguindo essas premissas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife apresentou, durante audiência pública virtual promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, nesta terça-feira (15), o projeto de modernização do Bairro do Recife. No encontro, que contou com a presença do secretário Rafael Dubeux e teve as participações de representantes de setores produtivos, como Porto Digital, CDL Recife, Sesc-PE e vereadores, também foram discutidos temas ligados à mobilidade urbana, descarbonização e conectividade para a região.

Durante a audiência pública, o secretário municipal Rafael Dubeux apresentou algumas ações previstas dentro do Projeto de Modernização do Bairro do Recife, a exemplo do o embutimento de fios da rede elétrica e de telecomunicações, projeto-piloto que está em fase de elaboração. Segundo o secretário, a proposta abrange a requalificação e alargamento de calçadas, iluminação inteligente - que pode ser alterada de acordo com a necessidade de um evento -, a implantação de novas rotas de ciclovias, arborização dos espaços, ampliação da pedestrianização de ruas do bairro, a exemplo do que ocorreu na Rua do Bom Jesus, além da elevação do leito das ruas, permitindo uma melhor acessibilidade para a população.

“Os postes e a fiação escondem a beleza de prédios históricos e queremos tornar a cidade mais atrativa. Esse é um projeto que tem potencial transformador para o bairro, que beneficiará o recifense, atrairá turistas e novas atividades econômicas para a região”, disse Rafael Dubeux, durante o encontro.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura do Recife pretende implantar no bairro abrigos de ônibus conectados, que disponham de carregadores de USB e painéis. Esses equipamentos vão exibir informações sobre os percursos dos ônibus e horários de chegada em tempo real. Ainda dentro da proposta de modernização do bairro do Recife, a gestão municipal pretende implantar relógios inteligentes com sensores atmosféricos, ampliar conexões de telecomunicações, através de redes de cabos submarinos para atração de datacenters e infraestrutura de conexão de qualidade 5G, entre outras iniciativas.  

A audiência pública foi presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho e participaram o presidente do Sindlojas e CDL Recife, Fred Leal; o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto; o presidente da Abrasel-PE, André Araújo; o superintendente do Porto Digital, Gustavo Rocha; o professor e urbanista Francisco Cunha; o diretor do Museu Militar do Forte do Brum, coronel André Monteiro; o presidente da Associação Comercial de Pernambuco, Thiago  Carneiro; o gerente de Desenvolvimento Turístico do Recife Antigo; Tota Faria; representante do empreendimento Moinho Recife, Fabian Bezerra; e os vereadores Zé Neto e Alcides Cardoso.