Aeroporto

Obras no Guararapes vão consolidar Recife como líder em aviação regional

O aeroporto Gilberto Freyre-Guararapes vai inaugurar sua primeira ampliação no dia 12 dezembro, proporcionando mais conforto e segurança nos embarques nacionais e internacionais. Administrado pela espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, o terminal aéreo do Recife já é o maior equipamento do Norte e Nordeste e o sétimo terminal do Brasil. 

Com investimento de R$ 500 milhões, a área construída do Guararapes será de aproximadamente 80 mil m², com estrutura para 14 posições remotas, 15 pontes de embarque e capacidade de operar até 5 aeronaves de grande porte simultaneamente.

“São mais de R$ 700 milhões investidos pela iniciativa privada, gerando emprego e renda para o Recife, por isso o papel da prefeitura é de diálogo permanente com a concessionária do aeroporto. São muitas obras de infraestrutura no entorno para viabilizar o fortalecimento do turismo e poder celebrar o Recife”, declarou o prefeito João Campos durante visita ao terminal nesta sexta-feira (22).

Recebido pelo diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, ele esteve acompanhado do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa filho e do novo secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho.

As mudanças incluem um novo pátio para aeronaves e de embarque, a instalação de tomógrafos para inspecionar malas, adicionando um alto padrão de segurança internacional e um novo sistema automático de separação de malas para reduzir o número de extravios e aumentar a segurança.

Em 2017, o Aeroporto internacional do Recife movimentava 4 milhões de passageiros por ano, mas com a crescente positiva do primeiro semestre de 2023, os números podem chegar a 9 milhões de pessoas incrementando o turismo da cidade. Atualmente, o terminal conta com 5 voos internacionais e 36 nacionais.

A ampliação do Guararapes inclui uma nova área de embarque doméstico de voos nacionais. Em recente pesquisa da Agência Nacional de Aviação (ANAC) para o primeiro semestre de 2023, o aeroporto registrou 4 milhões de passageiros em voos domésticos e 124 mil em voos internacionais.