Abertura de Empresas

Recife avança na desburocratização do tempo para abertura de empresas

O Recife conseguiu reduzir em agosto o tempo necessário para a abertura de uma empresa, baixando de seis para cinco horas, em relação a julho, o prazo necessário para liberação de registro. De acordo com o Painel Mapa de Empresas, atualizado pelo Ministério da Economia e divulgado oficialmente na terça-feira (26), a capital pernambucana está na quarta posição nacional entre as mais velozes do país para licenciamento de novos negócios.

O novo indicador é também o quarto melhor do ano no Recife, que já chegou a registrar duas horas, em janeiro e fevereiro, para a abertura de empresas. Em relação a agosto de 2021, a diferença é significativa. Há dois anos, o empreendedor precisava de 46 horas para conseguir sua licença. 

As cinco horas do Recife em agosto estão bem abaixo da média brasileira, que é de 29. De acordo com o Mapa de Empresas, o empreendedor leva duas horas para viabilizar e mais três horas para obter o registro definitivo na capital pernambucana. 

Para empresas de pequeno porte e microempresas, o prazo total é menor, de quatro horas. As empresas maiores, por conta da maior documentação exigida, levam 20 horas para concluir todo o processo. 

A maior queda setorial no mês no Recife foi no segmento das empresas de pequeno porte, que passou de 11 horas necessárias em julho para quatro horas em agosto.

A redução vem ocorrendo pelas ações constantes da Prefeitura voltadas para a desburocratização e para dinamizar o ambiente de negócios da cidade. Entre os destaques estão a implantação do Balcão Único em parceria com a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a ampliação da classificação de empresas de baixo risco, que permitiu a dispensa de alvarás e licenças para 432 atividades.

A criação do Investe Recife, que busca atrair novos negócios, também contribuiu para a abertura mais rápida de empresas. As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti), de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), de Finanças (Sefin) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) trabalham de forma unificada para tornar o empreendedor um parceiro do crescimento da cidade.  

O ranking das dez capitais que apresentaram o melhor resultado no tempo de abertura de empresas em agosto é composto por Aracaju, Curitiba e Goiânia (2 horas), Palmas (3 horas), Maceió e Salvador (7 horas) e Vitória, Porto Alegre, Recife e Florianópolis (5 horas). São Paulo aparece com o tempo médio de 26 horas.