Visita Cônsul - China

A cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, acompanhada do vice-cônsul He Yongwei, foi recebida na SDECTI pelo secretário Rafael Dubeux e pela especialista em Relações Institucionais do Investe Recife Angélica Hatori.

 

Projetos nas áreas de inovação tecnológica, infraestrutura e hospitalar desenvolvidos na capital pernambucana podem ter participação econômica de empresas chinesas. A projeção é da cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, registrada no dia 01/11/2022 em sua visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) para conhecer as ações do Investe Recife. O serviço criado pela prefeitura, entre suas atribuições, visa tornar mais atrativo o ambiente de negócios da cidade para empreendedores estrangeiros.O Secretário também apresentou a carteira de projetos de parceria público-privadas que podem atrair empresas e bancos chineses.

 

Como resultado da visita, ficou acordado uma viagem do secretário a São Paulo para um encontro na Associação Brasil-China, que reúne representantes de mais de 300 empresas do país oriental. Em novembro, durante o Rec'N'Play, será a vez de marcas chinesas marcarem presença no Recife. Para 2023, existe a possibilidade de promoção de uma missão comercial de empresários recifenses à China. A capital pernambucana é cidade-irmã de Guangzhou desde 2007, ano em que foi assinado um termo de cooperação e intercâmbio. Desde 2016, a capital pernambucana também tem relações mais próximas com a cidade chinesa de Chengdu. Além de polos de exportação, as duas metrópoles são conhecidas como referência em inovação e economia criativa.

 

Pela sua localização estratégica privilegiada, o Recife pode ajudar o Nordeste a aumentar a sua participação no volume bilateral de negócios entre o Brasil e a China, que deve chegar a US$ 160 bilhões em 2022. Yan Yuqing assumiu o cargo de cônsul-geral da República Popular da China no Recife em junho de 2018. Inaugurada em 2016, a representação diplomática tem jurisdição sobre oito estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe.