Ranking CLP

Recife é a cidade mais competitiva do Nordeste entre as 40 maiores do Brasil, aponta ranking

Capital pernambucana aparece na 37ª posição, sendo o único município da Região entre os 100 primeiros colocados de todo o País no levantamento que mede a qualidade da oferta de serviços públicos e o bem-estar da população

Pelo terceiro ano consecutivo, o Recife é a melhor cidade do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Além da liderança consolidada na Região, a capital pernambucana se posiciona na 37ª colocação geral no Brasil e é a única cidade nordestina entre as 100 primeiras colocadas. O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 cidades (população acima de 80 mil habitantes). No comparativo com 2022, o Recife avançou 45 posições a partir da melhora em 36 dos 65 indicadores avaliados. Os resultados do levantamento foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), nesta quarta-feira (23), e medem a capacidade do município de fornecer serviços públicos de qualidade e entregar um ambiente positivo de bem estar social. 

Para estabelecer o nível de competitividade municipal, o CLP considera informações disponibilizadas em mais de 30 bancos de dados públicos para analisar 65 indicadores organizados nos seguintes pilares temáticos: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Por posição, as áreas com melhor avaliação da capital pernambucana em 2023 foram: 1) Funcionamento da máquina pública; 2) Saneamento e 3) Capital Humano. 

O levantamento de 2023 mostrou, por exemplo, que o Recife atingiu a melhor avaliação no indicador "Taxa Bruta de Matrícula - Ensino Técnico e Profissionalizante" pela primeira vez, elevando a avaliação da cidade no pilar Capital Humano. Os resultados positivos neste recorte educacional são reflexos dos trabalhos da Prefeitura do Recife para reduzir a taxa de estudantes em distorção idade-série, indicador que mede o percentual de alunos com atraso escolar de dois anos ou mais. Atualmente, este indicador no Recife é de 16,2%, muito abaixo dos 23% apresentados há dez anos. Outro ponto importante é o aumento do atendimento na educação infantil, garantindo que nossos estudantes possam entrar na idade certa no ensino fundamental.

Em análise geral, o Recife subiu de posição em todas as três dimensões que compõem o ranking: Instituições (de 33º para 16º, no conjunto de 10 indicadores), Sociedade (de 269º para 211º, no conjunto de 36 indicadores) e Economia (de 10º para 9º, no conjunto de 19 indicadores). Vale ressalntar que a cidade manteve a pontuação máxima em áreas que medem "Desmatamento Ilegal", "Velocidade do Desmatamento Ilegal", "Cobertura da Coleta de Resíduos Domésticos" e "Destinação do Lixo".

Em relação à gestão da Prefeitura, o Recife apresentou, pela segunda edição consecutiva, a nota máxima em "Transparência Municipal". Contribui para este indicador a existência de um Portal da Transparência desde 2013 e a criação de um Portal de Serviços em um único acesso através do Conecta Recife (inclusive pelo WhatsApp). Em "Sustentabilidade Fiscal", a capital pernambucana conquistou, neste ano, a nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Apenas sete capitais brasileiras atingiram este resultado.

No pilar "Sociedade", a coleta e destinação do lixo recifense teve melhora positiva nos seus indicadores, resultado do projeto Recife Limpa, lançado em outubro de 2022 e que ampliou a rede de equipamentos e o efetivo para três mil pessoas envolvidas em varrição e capinação. A população também é estimulada a fazer o descarte correto dos resíduos produzidos. Segundo o Reciclômetro do portal https://recifelimpa.recife.pe.gov.br/, o volume acumulado de coleta seletiva até agosto deste ano é de quase 1,7 mil toneladas.

Ainda em relação ao "Capital Humano", o Recife tem a plataforma GO Recife, com mais de 1.500 empresas cadastradas e mais de 2 mil serviços disponibilizados por autônomos prontos para contratação imediata. Também são oferecidas vagas em cursos profissionalizantes através do aplicativo do Conecta Recife ou pelo site https://gorecife.recife.pe.gov.br/. Outro destaque nesta área é o Embarque Digital, o programa de fomento à formação de capital humano da Prefeitura do Recife. Estudantes egressos da rede pública de ensino podem cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet com os custos bancados pelo poder público em parceria com o Porto Digital.