RANKING CLP

Recife se consolida como a cidade mais competitiva do Nordeste

Pelo segundo ano consecutivo, a capital pernambucana se destaca no topo do ranking de competitividade dos municípios da Região. Levantamento é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP)
 
Pelo segundo ano consecutivo, o Recife é o primeiro lugar entre todas as cidades do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital pernambucana ocupa o primeiro lugar nacional no indicador Transparência Municipal e o quarto lugar entre Capitais de Recursos Para Ciência e Desenvolvimento Científico. Além da primeira posição no Nordeste, o Recife foi a única cidade da Região entre os 100 municípios mais competitivos do país. A terceira edição do ranking analisou 65 indicadores distribuídos em 11 pilares, como Infraestrutura, Saúde, Educação e Economia. O resultado foi apresentado nesta terça-feira (13), em São Paulo.
 
"Somos a cidade mais competitiva do Nordeste e o resultado desse ranking é mais uma conquista recifense. A gente tem aplicado uma agenda de modernização, de ganho de eficiência e de muito diálogo com o setor produtivo. Então são conquistas que aparecem fruto de trabalho e de uma estratégia que nós estamos desenhando junto à Prefeitura. Recentemente, também consolidamos a marca de ser a cidade mais rápida para abrir empresa no Brasil, com o tempo de três horas para garantir o registro do novo negócio. É tudo fruto de trabalho e dedicação e é só o início pra gente consolidar o Recife como a grande cidade do empreendedorismo no Brasil", destacou o Prefeito do Recife, João Campos.
 
Com nota final de 56,68, a capital pernambucana figura na 82ª colocação geral entre 415 municípios acima de 80 mil habitantes, que correspondem a 59,96% da população brasileira. Entre as capitais, o Recife ocupa a 9ª posição nacional. Vale ressaltar que, apesar do cenário onde as crises econômica e sanitária tiveram reflexos nos indicadores analisados, o Recife subiu 62 posições em relação ao estudo de 2021 no pilar Inserção Econômica. 
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, o ranking valida o objetivo do setor público em elevar o nível dos serviços para promover o desenvolvimento. “O resultado nos dá um entendimento abrangente das nossas ações e o que a gente precisa avançar ainda mais para nos fortalecer como cidade. O plano é transversal para o Recife crescer em todos os eixos. É o que a gente observa estando nos melhores resultados em Transparência Municipal e Desenvolvimento Científico, assim como em índices de Capital Humano e educação”, destacou o secretário, que participou da cerimônia ao lado da diretora do Investe Recife, Cris Luna.
 
Resultado das políticas públicas voltadas para melhoria do ambiente de negócios e fomento ao desenvolvimento econômico que objetivam gerar emprego e renda, destacam-se os indicadores de Crescimento dos Empregos Formais (subindo 196 posições) e Formalidade no Mercado de Trabalho (subindo 2 posições). Seguindo esta linha de análise, refletindo a geração de empregos no pilar Inovação e Dinamismo Econômico, o indicador Crescimento da Renda Média do Trabalho formal subiu 239 posições e o Crescimento do PIB Per Capita, 87 lugares.
 
O Recife permanece como a capital nordestina líder no indicador Capital Humano, sendo agora a 4ª colocada nacional. O município ainda avançou na classificação dos pilares de Dinamismo Econômico e Qualidade da Educação. Também em relação à Educação, o Recife ocupa a 2ª posição nacional entre as capitais no indicador da Taxa de Matrícula no Ensino Técnico. No indicador que afere a nota média do Enem, a capital pernambucana subiu 42 posições.
 
A capital pernambucana continua sendo referência em inovação e tecnologia. Transformação digital, sanção do marco legal de ciência, tecnologia e inovação municipal, por exemplo, ajudarão a consolidar a posição destacada do Recife no Índice de Competitividade. Para se ter ideia, nesta versão de 2022, o Recife figura como a 5ª entre as Capitais em Acesso à Telefonia Móvel, demonstrando a efetividade da transformação digital e da constante ampliação da plataforma Conecta Recife, como facilitadores do acesso da população à gestão municipal.