Programa Salto Tecnológico

 

Programa Salto Tecnológico entrega primeiros certificados e empresas avançam na gestão em ambiente digital

 

Primeiros empresários concluíram o treinamento realizado pelo Sebrae e já enxergam bons resultados na prática do negócio. Próxima turma inicia em janeiro e as inscrições estão abertas

A Prefeitura do Recife e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entregaram os primeiros certificados de conclusão do Programa Salto Tecnológico, treinamento gratuito que tem o objetivo de turbinar, com o uso de ferramentas digitais, os negócios de microempreendedores do Recife. Depois de mais de 1.000 horas de treinamento e 476 atendimentos coletivos e individuais com consultores especializados, o objetivo foi atingido. Foram 69 empreendedores capacitados nesse primeiro bloco, atingindo alto grau de satisfação nos resultados para os negócios, principalmente na performance no ambiente digital. Novos grupos começarão em janeiro de 2023, com matrículas já disponíveis através do site  (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) e app Conecta Recife. A cerimônia de entrega de certificados foi realizada nesta quarta-feira (9), na sede do Sebrae em Pernambuco. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, o Recife tem cerca de 15 mil empreendimentos registrados dentro do público-alvo do Salto Tecnológico: microempresas, microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte. “O objetivo é ampliar o uso de ferramentas tecnológicas pelos empreendedores, para melhorar a gestão, reduzir custos, ampliar mercados e vender mais. A gente se uniu com quem mais entende das necessidades do microempreendedor, que é o Sebrae, e juntos modelamos esse treinamento. Agora se conclui a primeira turma desse programa. A gente espera ver esses ganhos de produtividade das empresas, aumento das vendas dos participantes e geração de novos empregos na cidade”, destacou.

O Salto Tecnológico é um programa capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), por meio do Investe Recife, gerência voltada para a atração de investimentos e por buscar melhorias para o ambiente de negócios. O investimento total é de cerca de R$ 900 mil para capacitar 300 empresários. Um terço do aporte é bancado pelo poder municipal. Toda a consultoria e os treinamentos são realizados pelo Sebrae. A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gelisa Bosi, e a diretora do Investe Recife, Cris Luna, também participaram da cerimônia.

“O Salto Tecnológico é um programa que a gente vem trabalhando há três meses. Esses empresários foram preparados para que consigam realizar suas vendas online, anunciar seus produtos e, com isso, alcançar novos clientes e novos mercados. Em paralelo, que possam implantar uma ferramenta de gestão, porque não adianta venderem mais se não melhorarem a gestão. Então, a gente procurou trabalhar no programa essas duas verticais de atuação. Esse programa é resultado de uma parceria construída entre o Sebrae e a Prefeitura do Recife, com grande investimento por se tratar de um projeto que acredita no fortalecimento dos pequenos negócios e que reverbera em outras situações importantes para a cidade, como, por exemplo, a geração de empregos e o próprio aumento da dinâmica empresarial como um todo”, destacou o analista responsável pelo programa Salto Tecnológico no Sebrae/PE, Vitor Abreu.

Para se ter ideia da distribuição do programa em relação ao porte das empresas, a capacitação foi concluída por microempresários (60%), microempreendedores individuais - MEIs (36%) e pequenos empresários (4%). Cerca de 60% dos inscritos apontaram que seus empreendimentos tiveram melhoria na gestão do negócio e aumento de seguidores nas suas plataformas de venda digitais depois da adoção de práticas trabalhadas no curso. Além disso, mais de 80% afirmaram que a capacitação atingiu as expectativas.

Maria Lopes, empresária e proprietária da Floricultura Via Flores, destacou que participar do programa Salto Tecnológico foi um divisor de águas, pelo conteúdo de alta qualidade que a capacitação ofereceu, além do detalhamento prático sobre redes sociais, apresentação dos produtos, divulgação e o tipo de imagem e mensagem que a empresa transmite nas vendas. 

“Descobri que as mídias sociais são essenciais atualmente e, com a orientação de Martha Catão (mentora), observei que a logo da minha empresa estava obsoleta e que precisava de uma repaginada. Também identifiquei que precisava humanizar mais as minhas postagens, conhecer minha "persona" e assim entregar um conteúdo de mais qualidade para conquistar mais clientes e aumentar as minhas vendas. Antes do programa, eu não costumava patrocinar posts nem fazer anúncios pagos, mas vi que, ao iniciar, minhas vendas tiveram um aumento de 30%. A partir da próxima semana a Via Flores entrará em um novo momento como empresa e devo muito desse sucesso ao apoio de todos do Sebrae e da Prefeitura do Recife que fizeram parte do projeto”, detalhou.

No recorte setorial, o segmento de Serviços representou a maioria dos empreendimentos que concluíram o curso (59%), seguido por Comércio (29%), Fabricação de Produtos Diversos (8%) e Construção (4%). Em relação ao gênero, as mulheres foram as mais interessadas na busca por mais conhecimento, representando 56% das matrículas.

Salto Tecnológico
O Programa Salto Tecnológico é uma oportunidade para colocar a gestão e a presença digital de empresas do Recife em outro patamar. O objetivo é capacitar e garantir suporte técnico nos processos de utilização de ferramentas tecnológicas no negócio, com melhoria em logística, redução de custos, finanças digitais, relacionamento com o cliente e ampliação do mercado por meio do marketing digital e vendas online. Serão 300 empresas selecionadas e o tempo de duração do treinamento é de três meses. A meta é que, ao final da jornada, cada empreendimento amplie em ao menos 30% o volume de negócios, através de uma melhor performance digital.

Fotos: Ivson Gambarra/PCR