Prefeitura do Recife

COP assume coordenação e monitoramento dos serviços do Carnaval

Pela primeira vez, o Centro de Operações do Recife (COP) ficará responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais relativos ao Carnaval, articulando as ações de mais de 20 secretarias e órgãos municipais que atuam na festa. Criado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o COP funcionará presencialmente durante a folia e usará ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos, com 145 câmeras, para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos. 

O objetivo é garantir que tudo funcione a contento durante a festa. “Esse formato de interlocução e gestão integrada com as secretarias municipais deu certo no Réveillon e estamos trabalhando para que também funcione no Carnaval”, afirma o secretário-executivo do COP, Anderson Soares. Diversos setores da Prefeitura do Recife, como as áreas de Limpeza Urbana, Mobilidade, Segurança Cidadã, Direitos Humanos e Assistência Social, Mulher, Controle Urbano, Trabalho e Qualificação Profissional, Saúde, Recentro, Turismo/Lazer e Cultura, atuarão de forma integrada para acompanhar o andamento da festa e resolver rapidamente, de forma integrada, as demandas que surgirem.

SEGURANÇA CIDADÃ

A Prefeitura do Recife, nos seis dias de Carnaval, contará com 145 câmeras para fazer o videomonitoramento nos principais pontos de concentração de foliões, 57 a mais do que no ano passado. São 123 equipamentos da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e 22 da CTTU. As câmeras ficarão distribuídas no Bairro do Recife (74), no percurso do Galo (37), nas saídas do Centro (21) e, pela primeira vez, nos polos descentralizados (13).

A Guarda Civil Municipal do Recife terá três postos de comando no Bairro do Recife (Rua Alfredo Lisboa, Ponte Giratória e Ponte Buarque Macedo). Serão utilizadas 30 viaturas, um ônibus de monitoramento, oito motos e duas vans na operação. Cerca de 140 profissionais estarão trabalhando durante o Galo da Madrugada, e o número total de agentes da GCMR atuando durante todo o carnaval será de 4.200.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Para garantir mais conforto e a segurança dos foliões durante o Carnaval 2024, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um forte esquema de limpeza para os períodos antes, durante e depois do reinado de Momo. Serão 2500 pessoas envolvidas nas ações de limpeza e manutenção.

Os trabalhadores e trabalhadoras do órgão contarão com 10 caminhões-pipa, 18 compactadores de lixo e 5 ecobikes para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa, bem como materiais que serão utilizados durante os serviços: 4,6 milhões de litros de água; 7.200 litros de essência; 450 kg de Enzilimp; e 2.230 litros de detergente.

Os foliões também poderão fazer a sua parte realizando o descarte correto de lixo reciclável: serão 70 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nos polos de festividades da cidade. 

Equipamentos e espaços públicos serão protegidos com 15 mil m2 de tapumes e haverá reforço na iluminação nos pontos de folia. Um efetivo

 

POLÍTICA URBANA E LICENCIAMENTO

A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) é responsável pelo ordenamento do comércio popular no Bairro do Recife. Ao todo, serão 454 comerciantes licenciados e autorizados a operar no local. A operação contará com  três caminhões caçamba, um caminhão munck (guindaste) e sete caminhonetes. A Secretaria Executiva de Comércio Popular (SecPop) fica com o ordenamento no entorno dos polos descentralizados. Ao todo, durante o período de Carnaval, 900 servidores trabalharão no ordenamento urbano. Serão 400 apenas no dia do desfile do Galo da Madrugada.

O processo de licenciamento das agremiações como blocos, troças e camarotes foi aberto ainda em dezembro de 2023 e foi totalmente online, através do Conecta Recife. Os interessados forneceram dados como percurso, dia e hora, quantidade estimada de integrantes e estimativa de público. O objetivo foi facilitar o planejamento de todos os demais órgãos do poder público, como a CTTU, Consórcio Grande Recife e Polícia Militar. Cerca de 1,2 mil licenças foram concedidas para o Carnaval 2024.

RECENTRO

O programa realizou uma ativação cultural convidando 11 artistas que grafitaram 12 Esculturas do Galo que serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Na Central do Carnaval terá o Ponto Recentro , espaço com identidade visual criada por artistas do Centro do Recife. No local, os foliões poderão participar de um Karaokê do Ponto soltando a voz com músicas dos homenageados do Carnaval, Lia de Itamaracá e Chico Science. Os participantes da brincadeira ganharão bandanas exclusivas com arte criada por grafiteiros do Recife.

Para embelezar e colocar identidade visual nos tapumes que protegerão o patrimônio histórico da rua do Bom Jesus, o Recentro fez parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, para que os artistas do projeto “Colorindo o Recife” imprimam sua arte com cenas da cultura local. Já na realização da Blitz do Carnaval, o Programa colocará orquestras de frevo nas ruas do corredor do comércio do centro dias 26 e 27 de janeiro e 2 e 3 fevereiro. O Recentro também fez toda a interlocução com os atores do bairro, donos de bares e restaurantes, empresas sobre plano de circulação e como o território vai funcionar no período próximo e durante o Carnaval.

Foto: Marlon Dieg