Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife abre 800 inscrições para cursos de qualificação profissional

Os recifenses que estejam à procura de qualificação profissional para se inserirem no mercado de trabalho neste ano de 2024 podem contar com novas oportunidades disponibilizadas pela Prefeitura do Recife, por meio do seu programa de qualificação. A partir desta segunda-feira (29), a partir das 14h, serão disponibilizadas, através da plataforma GO Recife, 800 vagas em cursos gratuitos de qualificação nas escolas profissionalizantes do município.

Serão 400 vagas exclusivas para o curso de “Energia Solar - Técnicas para montagem de Sistema Solar Fotovoltaico na configuração on grid e off grid”. Ao todo o curso contará com 16 turmas, que serão distribuídas nas Escolas Profissionalizantes Bidu Krause (Totó), São José (Santo Amaro), Magalhães Bastos (Várzea), Zuleide Gomes (Beberibe), Dom Bosco (Casa Amarela) e Dona Olegarinha (Madalena).   

Essa é a segunda vez que a Prefeitura do Recife oferta o curso em menos de um ano. Em novembro de 2023 foram disponibilizadas 850 vagas, em 17 turmas diferentes.

As outras 400 vagas serão distribuídas em nove cursos, sendo eles: Básico de Pintura Predial, Básico de Pedreiro/Pedreira, Encanador, Masseiro, Pizza e Massas, Padeiro, Corte, Costura, Ajuste e Customização, Sorveteiro e Açougueiro. 

Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP), responsável pelo Qualifica Recife, destaca que é um ótimo momento para se qualificar e aproveitar as oportunidades que têm surgido no mercado de trabalho local. “Em 2023, o Recife bateu recordes na geração de emprego, ocupando uma posição de destaque no Nordeste e no Brasil. Com a abertura dessas novas vagas pretendemos qualificar os cidadãos recifenses para aproveitarem esse período de alta demanda do mercado que vai se estender por 2024”, sublinha.

COMO SE INSCREVER - Os interessados podem se inscrever através do aplicativo ou site Conecta Recife, onde devem acessar a aba do GO Recife, também disponível através do gorecife.recife.pe.gov.br. O principal requisito para a inscrição é que o candidato seja morador do Recife.

Outros critérios como idade e escolaridade mínimas podem ser observadas durante o ato da inscrição de acordo com o curso desejado. Durante sua inscrição também é possível escolher a escola e o turno de sua preferência. Contudo, para validar sua inscrição é necessário dirigir-se à escola escolhida portando os documentos solicitados e validar a sua matrícula.

Em 2023, o Qualifica Recife realizou duas cerimônias de entrega de certificados de qualificação profissional para um total de 12 mil estudantes que passaram pelas 17 escolas profissionalizantes do município. Esse foi o período com maior número de qualificados na história do programa. 

QUALIFICA NAS COMUNIDADES - Essa é a segunda leva de cursos iniciadas pelo Qualifica Recife neste mês de janeiro. O programa rompeu a barreira da mobilidade para chegar ainda mais perto das pessoas, em suas próprias comunidades, qualificando 800 pessoas por meio de uma parceria entre a STQP e várias instituições, como associações de moradores, clubes de mães, igrejas, sindicatos e outras.