Prefeitura do Recife

Painel discute oportunidades digitais para pequenos empresários recifenses

Duas potências do empreendedorismo brasileiro se uniram no Rec'n'Play a convite do Investe Recife, a unidade de atração de negócios da Prefeitura do Recife, para debater os principais desafios, oportunidades, demandas e impactos da digitalização dos mercados para os pequenos empresários.

A gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta, e diretora técnica do Sebrae Pernambuco, Josiana Ferreira, participaram do painel que aconteceu no auditório da Livraria Jaqueira na manhã desta sexta-feira (20). A secretária executiva de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Gelisa Bosi, fez a apresentação das convidadas e mediou a conversa. 

Com mais de 500 mil empresas associadas na América Latina, o Mercado Livre tem preocupação de apoiar os microempreendedores com treinamentos, ações e programas que apoiam a diversidade e sustentabilidade. "As pequenas empresas são a maioria das lojas online que comercializam produtos na nossa plataforma. Queremos apresentar a eles novas oportunidades de mercado para crescermos juntos", destacou Laura Motta.

Josiana Ferreira ressaltou que as microempresas são responsáveis por mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e por mais de 90% das contratações no país. O Sebrae busca novas formas de inserir os empreendedores no mercado digital e, ao mesmo tempo, desmistificar a ideia de que a inovação não está ao alcance de todos. "Inovação não é apenas o uso de tecnologia", disse. 

Como novidade, ela anunciou que o lançamento da ferramenta "Radar de Oportunidades", disponível no site do Sebrae, que permite o mapeamento de chances de negócios com o uso de vários filtros. Em parceria com a SDECTI, através do Investe Recife, o Sebrae realizou o programa Salto Tecnológico, que capacitou 330 microempresários da capital pernambucana para a utilização de ferramentas digitais nos seus negócios.

prefeitura