Recife vai ganhar um novo empreendimento premium na área de saúde

Com previsão de inauguração para o segundo trimestre de 2024, o Recife vai ganhar um empreendimento premium na área de saúde. Com 181 leitos, o hospital Memorial Star terá atendimento oncológico especializado como um dos seus diferenciais e reforçará o polo médico da capital pernambucana, que é o segundo do país em importância e estrutura.

O prefeito João Campos e a secretária da SDECTI, Joana Portela Florêncio, visitaram na tarde de terça-feira (19) a nova unidade da maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, a Rede D'Or São Luiz. Quando estiver em operação, o quarto Memorial Star do país e primeiro do Nordeste vai gerar dois mil empregos diretos e indiretos.

Localizado na Ilha do Leite, o Memorial Star tem um investimento estimado em R$ 850 milhões - sendo R$ 350 milhões em obras e R$ 500 milhões em equipamentos - e contará com três torres com 61 mil m² de área total que trazem aspectos modernos e sustentáveis, como a captação de águas pluviais para jardins e áreas comuns e vidros duplos insulados com argônio para maior eficiência energética.

O empreendimento é da Orea, empresa que atua há dez anos no mercado imobiliário, junto com parceiros EVIPAR SA e a própria Rede D’Or São Luiz. A obra está sendo executada pela empresa Athié Wohnrath, uma das maiores construtoras corporativas do país.

A primeira torre do centro hospitalar na Rua do Paissandu contará com uma área de 36 mil m² e já gerou 1.300 empregos diretos e 6.500 indiretos desde o início das obras em junho de 2020. Já a segunda torre encontra-se em fase de licenciamento com a Prefeitura do Recife com investimento de R$ 200 milhões, com mais 350 empregos diretos e 1.750 indiretos na fase de construção.

O empreendimento ajuda a reforçar a posição do Recife como a capital do Nordeste com maior número de leitos hospitalares por 100 mil habitantes. São mais de 22 mil vagas para internação disponíveis. Neste ano, o polo médico da cidade também ganhou reforço com a abertura do Max Day Hospital que trouxe um investimento de R$ 35 milhões, sendo capital 100% pernambucano.

Outro empreendimento recente e de impacto foi a ampliação do hospital Santa Joana Recife, do UnitedHealth Group, que está recebendo investimento total de R$ 150 milhões. O novo complexo hospitalar prevê o aumento de 180 para 300 o número de leitos, além de edifício garagem, torres com clínicas e consultórios e moderno centro cirúrgico das regiões Nordeste e Norte.

investimentos