Internacional

Prefeitura do Recife recebe prêmio na ONU por criação do Compaz

O prefeito do Recife, João Campos, desembarcou nesta quinta-feira (15) em Nova York, nos Estados Unidos. Na sexta (16), ele vai receber premiação e também cumprir outras agendas oficiais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, vencido pelo Compaz como iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público.

"Nossa cidade do Recife já conta com dois prêmios na ONU, conquistados durante a nossa gestão. Um é pelo Programa Parceria, de construção de encostas e outras intervenções, e o outro é pelo Compaz, que foi premiado na pandemia e a gente não pôde receber antes", afirmou João Campos.

O reconhecimento internacional se enquadra nos requisitos da Agenda 2030 da ONU, plano de ação global das Nações Unidas que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Na manhã da sexta, o prefeito do Recife participará de uma reunião de caráter técnico para apresentar políticas do Recife alinhadas ao tema da justiça social, já que o Dia Mundial da Justiça Social é celebrado no dia 20 de fevereiro. 

Além de falar sobre a cidade, o gestor municipal vai detalhar as políticas e ações do Compaz; ProMorar; E.I.T.A! Recife; e do Embarque Digital para os membros do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UN-DESA). No mesmo dia, à tarde, também haverá um diálogo bilateral com o secretário-geral adjunto para Desenvolvimento Econômico da UN-DESA, Navid Hanif.

Por fim, também ocorrerá um diálogo bilateral com a vice-diretora de Inovação em Governos da Bloomberg Philanthropies, Brooke Smith. O foco será no debate sobre inovação em governos locais que a instituição apoia, além dos editais para replicação e financiamento de políticas que devem ser abertos através da Bloomberg Idea Exchange.

FÁBRICA DE CIDADANIA - O Recife possui quatro Centros Comunitários da Paz (Compaz). Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), O Compaz Governador Miguel Arraes (Praça da Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque.  

Os equipamentos oferecem práticas esportivas, culturais e educacionais em primorosas obras arquitetônicas. É um espaço de convivência para todas as idades. 

Os Compaz são um celeiro de cidadania, onde se pratica a cultura de paz e não violência, através da oferta de várias atividades e serviços. Procon, CRAS, Mediação de Conflitos, Junta Militar, artesanato, futebol, basquete, vôlei e programação ativa nas bibliotecas de cada um são algumas das opções que os recifenses podem fazer. Tudo de graça e qualidade.