INOVAÇÃO ABERTA

Prefeitura do Recife assina Contratos Públicos para Soluções Inovadoras

Esse tipo de contratação faz parte do Marco Legal das Startups e os seis primeiros projetos que assinarão o contrato com a Prefeitura estão entre os finalistas do 1º Ciclo de Inovação Aberta. Cada uma das seis empresas ou startups que chegaram nessa fase da seleção receberá até R$ 40 mil para experimentar seus produtos na prática

De maneira inédita, a Prefeitura do Recife assina, pela primeira vez, seis Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI). Esse tipo de contratação faz parte do processo de seleção lançado em novembro do ano passado do Ciclo de Inovação Aberta promovido pela Prefeitura do Recife, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Transformação Digital, da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  Ciência, Tecnologia e Inovação. As seis equipes finalistas assinaram o contrato no valor de até R$ 40 mil cada para que tenham condições de gerar e experimentar na prática seus produtos por meio do Produto Mínimo Viável, o MVP. O Ciclo de Inovação Aberta tem por objetivo desafiar profissionais de diversas áreas a encontrar soluções inovadoras para os seguintes temas: Saúde, Infraestrutura, Esportes e bem-estar, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. 

A partir da assinatura dos primeiros Contratos Públicos para Soluções Inovadoras com a prefeitura, as empresas terão um cronograma de trabalho que levará 12 meses, prorrogável por mais 12 meses, para ser concluído. São eles: três meses para trabalhar em cima do MVP para que ele esteja pronto para ser operacionalizado; outros dois meses para experimentar o projeto colocando ele à prova e à disposição dos usuários dentro de um ambiente minimamente controlado; e, por fim, mais sete meses para a aceleração do projeto, que envolve aprimoramento das técnicas adotadas no desenvolvimento, ajustes relacionados a experiência do usuário, entre outros detalhes passíveis de aprimoramento.

A Prefeitura do Recife avaliará, ao longo de todo o processo, aqueles que alcançaram suas metas e objetivos segundo seus propósitos. Assim, os projetos acelerados que tiverem sucesso na sua implementação serão adotados pela Prefeitura do Recife, com a possibilidade de assinatura de Contratos de Fornecimento. 

Conheça agora cada um dos projetos que assinam com a Prefeitura do Recife o primeiro Contrato Público para Soluções Inovadoras:

 

Care4ll

Equipe: Empresa Pitang                   

Tema: Saúde

O Care4ll é um assistente virtual (Assistent e-Sus) da empresa Pitang, desenvolvido para aperfeiçoar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais de saúde. O plug-in auxilia o preenchimento dos campos do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema  e-SUS, que é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. O Care4all garante uma maior qualidade de dados documentados de forma prática e inteligente, realiza um encaminhamento de forma coerente, permite a melhorar a qualidade dos dados inseridos no PEC eSUS desde a triagem à conclusão do atendimento médico e realização do encaminhamento no Sistema de Regulação (SISREG).

O sistema também identifica dados incoerentes e faz o encaminhamento de documento para que a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tome ciência do caso.

O Care4All ainda garante a integração entre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/ eSUS) e o SISREG. Isso remove o encaminhamento via papel que é feito na unidade de saúde e garante a documentação dos encaminhamentos no PEC eSUS, além de reduzir a inserção de dados errôneos no SISREG.

 

L.I.A.H

Equipe: Empresa Gymtime                

Tema: Saúde

O L.I.A.H (Lógica Intensional de Algoritmo Heurístico) é um assistente virtual que pode se plugar a qualquer sistema de medicina e auxilia os médicos a agilizarem o preenchimento do formulário Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS. O produto tanto ajuda o profissional no preenchimento do formulário virtual e ao mesmo cria uma rede de apoio com outros médicos, via Whatsapp.

O nome do algoritmo é uma homenagem a dona Liah, avó do idealizador e um dos sócios da empresa, Wladimilson Bernard, que teve a ideia de desenvolver o produto a partir da observação das dificuldades surgidas no trabalho de sua mãe, que é atendente em uma policlínica, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. “Via muito gargalo e problema a ser resolvido com marcação de paciente e outras etapas no atendimento da Atenção Básica”, diz.  

“Não existe um sistema que automatize etapas. Existem vários sistemas, que não são integrados. E por minha mãe ser atendente, todo o trabalho dela é manual e não existe uma ferramenta que automatize o processo, nem que avise ao usuário que o exame foi marcado. Ele precisa ir ao posto de saúde para saber da informação. Um robô poderia entrar em contato com o usuário via Whatsapp para confirmar a data de marcações de consultas e exames”, explica Wladimilson.

 

Equipe: Beyond        

Tema:  Saúde - Absenteísmo

Absens, como é batizado o projeto, é um software que usa Inteligência Artificial, automação e artifícios de comunicação para reduzir os índices de absenteísmo na saúde pública.

O Absens é baseado em dois pilares fundamentais no combate ao absenteísmo: prevenção e ação. Na prevenção, o software utiliza robôs para acessar o sistema de agendamento de consultas médicas e encontrar pessoas que tenham consultas marcadas para datas próximas. A partir daí, o chatbot entra em contato com o paciente, relembrando-o da sua consulta e fornecendo informações como local e horário, além de oferecer a ele diversas opções de decisão, como cancelar ou confirmar seu agendamento.

“Esperamos, com a comunicação mais assertiva, ter uma maior capacidade de planejamento e otimização das agendas de marcação de consultas  do Sistema Municipal de Saúde (SMS)”, explica um dos desenvolvedores da solução, Vinícius Guedes. 

Ainda assim, existem diversos casos em que não é possível evitar a ausência dos pacientes. Para isso, o Absens tem o pilar de ação, que trabalha fazendo uma predição da chance de um indivíduo faltar a um agendamento utilizando aprendizagem de máquina (tecnologia onde os computadores tem a capacidade de aprender de acordo com as respostas esperadas por meio associações de diferentes dados). Em posse das informações sobre chances de absenteísmo, o software marca no mesmo horário pessoas com uma alta probabilidade de falta, evitando assim ociosidade por parte das unidades de saúde.

 

GeoVista

Equipe: GeoVista

Tema: Infraestrutura - Defeitos em vias pavimentadas

O GeoVista é um conjunto de sensores embarcados instalados na roda de veículos e capazes de medir a qualidade do pavimento, através da trepidação do carro. Um segundo conjunto de sensores com câmera indicando os pontos críticos. “Podemos monitorar e identificar, de maneira escalável e em tempo real, os defeitos no pavimento das vias do Recife, trazendo agilidade no direcionamento das demandas de reparo do asfalto”, aponta o engenheiro Thomás Covello.

O Sistema consegue monitorar no menor tempo possível, com o georreferenciamento dos defeitos encontrados em todo o Recife, podendo mapear 80% do território da cidade. Ele pode coletar e enviar, no menor tempo possível, os buracos e outras anomalias identificadas na pavimentação das vias públicas para monitoramento, classificar e priorizar o tipo de anomalia da pavimentação - buracos, abatimentos em redes subterrâneas, entre outros - no menor tempo possível, e distribuir aos órgãos competentes, os defeitos identificados nas vias pavimentadas, além de integrar a solução aos sistemas existentes da EMLURB.

De acordo com Thomás Covello, da empresa GeoVista, toda a população do Recife se beneficiará do projeto. “Os sensores serão instalados em veículos da frota da Prefeitura e em veículos privados”, aponta o engenheiro.

Plataforma Comida Invisível

Equipe: Comida Invisível

Tema: Desenvolvimento Social - Combate à Fome

Comida Invisível é uma startup social que mantém uma plataforma de mesmo nome, que conecta quem tem alimento para doar e quem precisa dele. Ela orienta e oferece métricas e indicadores para que empresas possam melhor gerir suas perdas e dar destino correto aos alimentos que perderiam o valor comercial. O projeto consiste na integração ao Conecta Recife, facilitando o processo de doação de alimentos na cidade e transparência no processo, uma vez que os usuários terão informações e métricas consolidadas das doações realizadas no Município.

A startup é certificada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) com o selo Save Food e premiada com o selo Waste Wise Cities pela Un-Habitat como uma das 20 soluções mais inovadoras do mundo no combate ao desperdício de alimentos. “Temos por por missão reduzir o desperdício, a má distribuição de alimentos e contribuir para a diminuição de gases de efeito estufa no planeta”, fala a fundadora e sócia-administradora da empresa.

A plataforma recuperou mais de 200 toneladas de alimentos, destinadas em sua maioria para 400 ONGs que beneficiam mais de 3,7 milhões de pessoas.

Atualmente, a plataforma conecta 150 empresas, mais de 3 mil pessoas físicas e 400 ONGs que podem doar e receber alimentos em todas as regiões do Brasil. Para ser um doador de alimentos, a pessoa ou o estabelecimento precisam se cadastrar na plataforma (www.comidainvisivel.com.br). Quem precisa receber faz o mesmo.

 

CFIT Urban

Equipe: CFIT Healthtech Analytics

Tema: Esportes e Bem-estar - Práticas de exercícios físicos

A Cfit Urban é um aplicativo voltado à saúde e bem-estar que possibilitará que a população realize exames não-invasivos (medição de índice de gordura, peso, altura e pressão arterial) em pontos de medição específicos acordados com o órgão responsável. O aplicativo vai se integrar ao Conecta Recife, da Prefeitura. O produto é desenvolvido pela empresa Cfit Healthtech Analytics.

De acordo com a engenheira Gabriela Veras, a empresa Cfit Healthtech Analytics busca democratizar o acesso da população à medicina preventiva. “Estamos iniciando a parceria com a Prefeitura para estimular que o cidadão recifense se movimente mais. Com o projeto, a população poderá realizar check-ins em atividades do projeto Academias da Cidade”, disse a executiva.