Grupo Mateus

Grupo Mateus chega ao Recife e prevê a criação de 2,5 mil empregos diretos

Serão sete lojas na capital pernambucana, sendo três unidades do modelo conceito. A primeira inauguração é prevista para julho deste ano

O Grupo Mateus, maior rede varejista do Norte/Nordeste, vai iniciar o plano de investimentos e abertura de lojas no Recife. Serão sete unidades na capital pernambucana, com expectativa de gerar 2,5 mil empregos diretos, sendo mais de 350 vagas por loja. A primeira inauguração está prevista para julho deste ano, na Avenida José Rufino, no Bairro de Areias. As demais estão previstas para os bairros do Bongi, Santo Amaro e Guabiraba, além dos pontos adquiridos das lojas Big Bompreço nos bairros da Caxangá, de Boa Viagem e Casa Forte. As três últimas serão lojas do tipo conceito, com perfil mais arrojado. O anúncio foi realizado em visita do prefeito João Campos à sede da empresa no Maranhão, onde foi recebido pelo presidente do grupo, Ilson Mateus.

“Um prazer conhecer pessoalmente o tamanho da operação do Grupo Mateus, que vai gerar 2,5 mil empregos na nossa cidade, com a expansão da sua rede. Muito feliz de ver um grupo de origem nordestina, os nossos vizinhos amigos do Maranhão, investindo no Nordeste inteiro e garantindo uma grande expansão na nossa cidade, trazendo renda e oportunidades para os recifenses”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.

O fundador e presidente do Conselho Administrativo da empresa, Ilson Mateus, destacou a relevância do Recife para o plano de expansão. “A entrada no Recife é estratégica para a gente avançar em Pernambuco e no Nordeste e, ao implementar sete lojas ao mesmo tempo, vamos gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos na cidade, sem falar dos indiretos. Então, tudo isso gera uma satisfação muito grande para a nossa empresa”, ressaltou.

Para atuar de perto nessa chegada ao Recife, o Grupo inaugurou uma sede administrativa na cidade. O mesmo processo foi feito para sustentar a chegada em mais estados do Nordeste, instalando pontos em Salvador, Ceará e Teresina. Em paralelo, implantou uma estrutura logística para acelerar o processo de crescimento do negócio, com mais dois novos Centros de Distribuição que já estão em funcionamento nos municípios de Cabo de Santo Agostinho-PE e em Feira de Santana-BA. No total, são 15 CDs.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Portela Florêncio, também chamou atenção para o ganho para a cidade com a chegada desse volume de empregos diretos. “A cidade ganha, a economia se fortalece com uma rede crescendo na cidade e fazendo o consumo gerar riquezas no Recife. A secretaria acompanhou e atendeu às necessidades da empresa e a Prefeitura segue à disposição para que o negócio encontre um ambiente tranquilo e que possa prosperar ainda mais”, afirmou.

Investe Recife
O plano de ação da chegada do Grupo Mateus no Recife tem acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, a partir do Investe Recife, unidade que atua com foco na captação de novos negócios e na melhoria do trabalho de quem empreende no Recife. Todo o planejamento, o acompanhamento de obras, processos de liberação de licenças, entre outras medidas, são trabalhados em diálogo permanente com o Investe Recife.

O Grupo Mateus
O Grupo Mateus figura hoje no mercado como a maior rede varejista do Norte/Nordeste e a quarta maior empresa de varejo alimentar do Brasil. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, a empresa atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.

Uma história de sucesso que teve início com o trabalho incansável de um engraxate, ex-torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça nascido em Imperatriz, interior do Maranhão. O ano era 1986, quando Ilson Mateus abriu uma pequena mercearia com apenas 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão. Seria o começo de uma história de 35 anos marcada pela sua visão empreendedora e trabalho incansável de uma equipe que hoje já ultrapassa os 47 mil colaboradores.

Presente em 98 cidades, atualmente, o Grupo Mateus possui 238 lojas em operação, sendo 70 de varejo, 62 de atacarejo e 106 de eletro. Por estado, são 130 lojas no Maranhão, 75 no Pará, 13 no Piauí, 6 no Ceará, 2 em Alagoas, 6 na Bahia, 4 na Paraíba, 1 em Sergipe e 1 em Pernambuco.

 

Crédito da foto: Dondinho/Prefeitura do Recife