Embarque Digital

Embarque Digital é um dos finalistas do prêmio global Soluções Inspiradoras

O Embarque Digital, programa de fomento à formação de capital humano da Prefeitura da Cidade do Recife e do Porto Digital, está entre os dez finalistas do prêmio global Soluções Inspiradoras 2023, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP). A distinção celebra novas iniciativas e melhores práticas dessa área em todo o mundo, trazendo visibilidade global a projetos e programas de inovação.

O Brasil foi o único país a ter duas iniciativas entre os dez finalistas. Além do Porto Digital, o Advance Coffee, do Parque Tecnológico de Viçosa, Minas Gerais, que é um programa de pré-aceleração para startups, também foi escolhido. Completam a lista ações da Estônia, Japão, Polônia, Singapura, Suécia, Tailândia, Turquia e EUA.

O Embarque Digital já garantiu o acesso ao mercado de trabalho do ecossistema digital da capital pernambucana a mais de mil jovens, que podem cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet em instituições de ensino superior parceiras, como o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A ação é coordenada, na prefeitura, pela Secretaria de Educação. As inscrições contemplam alunos residentes e domiciliados do Recife que cursaram o ensino médio na rede pública e apresentaram a nota do Enem ou SSA dos últimos cinco anos.

Ao ser classificado para o Embarque Digital, o estudante firma termo de compromisso com a cidade do Recife de permanecer trabalhando em empresas localizadas na capital pernambucana por um período de dois anos após o término do curso.

Leia mais sobre o impacto do Embarque Digital na vida dos estudantes recifenses em reportagem e matérias especiais do Jornal Digital: https://lnkd.in/dDHciQWE