Edital - EITA LABs

EITA Labs transforma Centro do Recife em território para experimentações tecnológicas e de inovações

 

Prefeito João Campos lança edital de chamamento de startups para testar soluções inovadoras com o propósito de melhorar serviços públicos e a qualidade de vida da população. Tecnologias e inovações poderão gerar negócios no ecossistema do Recife, permitindo fechar acordos com as empresas em qualquer parte do País e do mundo


Imagine a cena: um sistema de câmeras de videomonitoramento interligadas por inteligência artificial e conectadas ao sistema de segurança pública, que permite flagrar qualquer situação de violência em tempo real, coibindo assaltos e outros crimes, tudo isso garantindo privacidade. Ou paradas de ônibus inteligentes com totens que oferecem estações para recarga de smartphones, tablets e equipamentos a partir de fontes renováveis. Essas e outras soluções estão mais próximas de se tornarem realidade. É que o prefeito João Campos lança o edital do EITA Labs, nesta quarta-feira (11), que implementa o mecanismo necessário para transformar os territórios que compreende  o Parque Tecnológico Porto Digital - bairro do Recife e parte de Santo Amaro e Santo Antônio - em áreas de experimentações tecnológicas e inovadoras para exploração de empresas e startups. O grande diferencial na partida é que as soluções experimentadas na capital pernambucana poderão ser integradas ao ambiente do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), em Foz do Iguaçu, no Paraná, graças ao termo de cooperação técnica assinado entre o Recife e a entidade privada.

A partir da publicação do edital, as empresas e startups interessadas deverão inscrever as soluções que desejam testar no Centro do Recife através do portal eitalabs.recife.pe.gov.br. Cada entidade interessada terá prazo de seis a 12 meses para realizar as experimentações, podendo renovar esse tempo a depender das avaliações do Conselho Gestor e do Comitê Coordenador do Programa Recife Living Labs (CCRLL) - responsáveis pela curadoria dos projetos.

As soluções a serem experimentadas no território do EITA Labs devem se enquadrar nos seguintes eixos temáticos: Meio Ambiente; Tecnologia e Inovação; Segurança; Economia, Finanças ou Empreendedorismo; Governança; Urbanismo; Saúde; Educação; Energia; Habitação; Esporte, Cultura ou Recreação; Telecomunicações; Mobilidade e Acessibilidade; Agricultura; Saneamento; ou Turismo. Pelas regras, as empresas e startups poderão submeter, ao mesmo tempo, até cinco projetos num mesmo edital.

Entre os critérios de avaliação para autorizar os experimentos, o comitê coordenador levará em consideração o grau de inovação e de maturidade da solução, o impacto na vida dos cidadãos e no seu meio a partir da tecnologia escolhida, a capacitação técnica da equipe que vai conduzir as experimentações, além de verificar se o experimento atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre outros preceitos. A cada fundamento desse será atribuído um peso, refletindo seu grau de importância. 

Primeiramente, o Programa EITA Labs vai permitir criar um ambiente de experimentação no bairro do Recife ao ar livre, delimitando uma área para transformar o espaço em um laboratório vivo, desburocratizado e que permitirá ações e inovações que possam ser testadas e construídas com participação ativa dos atores da região e de fora dela. Além disso, a iniciativa vai possibilitar celebrar parcerias da Prefeitura com empresas privadas, universidades e outras instituições, além da população, todos colaborando para a criação, desenvolvimento de protótipos, validação e teste de novos serviços, produtos e sistemas em contextos da vida real. Esse cenário vai abrir um mercado para atração de empresas para o Recife, permitindo o surgimento de novos negócios e geração de empregos com mais qualidade e melhores remunerações, além de fomentar o turismo empresarial, tudo isso sem necessidade de investimentos públicos por parte do município.

O EITA Labs é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Secretaria Executiva de Transformação Digital (SetDigital) e a Empresa Municipal de Informática (Emprel).

ACORDO COM ITAIPU - As soluções tecnológicas inscritas no EITA Labs além de poderem ser testadas no Recife, também terão condições facilitadas para serem experimentadas no Parque Tecnológico de Itaipu Brasil (PTI-BR), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Isso ocorre graças a um acordo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura da capital pernambucana e a entidade privada, visando fomentar a expansão de cooperações, trocas de saberes e de experiências.

O objetivo é que tanto a Prefeitura do Recife quanto o Parque Tecnológico Itaipu possam avaliar e realizar projetos em conjunto para construção de soluções inovadoras orientadas pelo conceito de smart cities (cidades inteligentes). As ideias e os projetos que venham a surgir a partir dessa cooperação têm como foco central a melhoria da vida da população gerando uma cidadania digital que seja eficaz.

Os projetos serão testados dentro dos ambientes das living labs que permitem as condições mais adequadas para aprimoramento e visibilidade por meio da exposição, testes e validação das soluções. Fica também firmada a possibilidade da realização de discussões abertas sobre soluções inovadoras para o Turismo, Cidades Inteligentes e tecnologia em hardware e software. As discussões levam em consideração as realidades vivenciadas nas duas cidades, Recife e Foz do Iguaçu.