Delegação francesa no Recife

Doze representantes da cidade francesa de Nantes conheceram, na manhã da quarta-feira (16/11/2022), as ações do poder público municipal para a melhoria do ambiente de negócios da capital pernambucana.

 

Em reunião na sede da prefeitura, a missão técnica acompanhou uma apresentação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rafael Dubeux, a respeito do Investe Recife.

Cidade-irmãs, Nantes e Recife compartilham experiências na revitalização de suas áreas centrais e no incentivo para uso da tecnologia voltada para uma economia cidadã.

A presença da delegação de Nantes no Recife faz parte de um acordo de cooperação firmado desde 2003 e ratificado em 2019, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Uma missão recifense esteve na cidade francesa em abril deste ano. Outras quatro viagens (duas para cada destino) irão acontecer até 2024.

Rafael Dubeux respondeu questionamentos feitos pelos franceses. Anthony Berthelot, prefeito de Indre e conselheiro do Nantes Metrópole, quis saber mais das ações para a área central do Recife, incluindo habitação popular. O secretário destacou ações conjuntas realizadas por várias pastas da prefeitura.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, é quem coordena a agenda relativa à presença da delegação francesa no Recife. Os representantes de Nantes cumprirão uma semana de atividades na capital pernambucana, conhecendo as inovações da gestão municipal. A missão também terá a oportunidade de participar da programação do Rec'N'Play, um dos maiores eventos de tecnologia, empreendedorismo e cultura do Brasil, que acontece de 16 a 19 de novembro, na capital pernambucana com extensa programação por parte da Prefeitura do Recife.