Portal Conecta Recife completa um ano com conquistas e avanços
Um ano de trabalho convertido na prestação de serviços municipais acessados de maneira mais rápida. O portal Conecta Recife comemora neste dia 13 de setembro conquistas e avanços que fazem parte do processo de transformação digital da Prefeitura do Recife. Durante esse tempo, uma das mais relevantes novidades fica por conta do trabalho que aprimorou a ferramenta que leva o cidadão até os serviços públicos municipais: a acessibilidade. Agora, o portal é 99,5% acessível.
“Para tornar o portal acessível para pessoas com deficiência investimos em várias ferramentas. Como um microfone de busca avançada, a possibilidade do alto contraste, para quem tem baixa visão, e outras melhorias”, afirmou Felipe Cadena, secretário executivo de Transformação Digital. Esse trabalho aconteceu de forma integrada entre as equipes técnicas da própria executiva, da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Gerência da Pessoa com Deficiência. Compreendidas as necessidades, o portal Conecta Recife se adaptou às mudanças para ser inclusivo.
Outro importante ganho que chegou com esse um ano de vida foi a inclusão de um chat que faz uso de Inteligência Artificial. A ferramenta, que aparece já no canto direito da página principal, auxilia nas buscas e no direcionamento mais rápido aos serviços municipais. A assistente inteligente é programada para reagir de maneira mais natural possível e fazendo uso de uma linguagem simples para facilitar o entendimento das informações.
Ativo importante que faz parte da nova versão do Conecta Recife é o destaque do ‘Receba Zap’. Clicando nesse destaque na página principal é possível se inscrever e personalizar informações e notificações sobre diversos assuntos da Prefeitura. Também é um forte instrumento de participação popular, onde as pessoas escolhem por meio de votação os equipamentos que são instalados em praças e demais iniciativas que são focadas no lazer da população. “Hoje são 115 mil pessoas cadastradas para receber nossas notificações, como a Agenda de Eventos, votações que contam a participação social para acontecer, aviso de alertas de chuvas entre outros serviços”, pontua Felipe. “ A própria agenda de eventos é uma novidade que surgiu este ano”, finaliza.
Devido à grande procura por serviços que não fazem parte da cartela do Executivo Municipal, a plataforma Conecta Recife também está facilitando o acesso do cidadão a iniciativas do Governo do Estado e Governo Federal. O objetivo é hospedar serviços de conta de água, de energia, passagem de metrô e aos poucos tornar o portal um grande agregador que reúna serviços importantes para a população, independentemente se é prestado pelo município.
Olhando para um futuro bem próximo, ainda neste segundo semestre, as equipes trabalham num novo mapa da cidade. Desta vez ele chegará mais interativo, com a função de "como chegar" e até com imagens em 360° para alguns equipamentos. A população vai poder clicar no equipamento e ver todos os serviços prestados por esse local. Ao clicar no COMPAZ escolhido, a população poderá ver serviços como: Realizar matrícula em escolinha de esportes, Cadastrar-se no COMPAZ, etc.
Numa outra frente o aplicativo Conecta Recife passa por reformulação e será sincronizado com tudo que o portal já oferece aos cidadãos: rapidez e simplicidade na palma da mão.