Cidade Inteligente

Pelo segundo ano, Recife conquista selo ouro de Cidade Inteligente

Reconhecimento foi entregue nesta terça-feira (5), em São Paulo, durante a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility

Pelo segundo ano seguido, o Recife recebe o Selo Nível Ouro de Boas Práticas de Cidade Inteligente do Connected Smart Cities. Trata-se da categoria máxima da premiação que ocorre desde 2015 e um reconhecimento ao esforço da gestão da capital pernambucana para entregar serviços à população de forma inovadora e sustentável. Apenas dez cidades receberam o selo ouro em 2023. A entrega da distinção aconteceu na manhã desta terça-feira (05) em São Paulo, durante a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.

Além do Recife, também foram agraciadas com selo ouro as cidades de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Pato Branco (PR), Pindamonhangaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP).

“A nossa gestão vem sempre trabalhando e buscando soluções para que o setor público municipal entregue boas experiências para as pessoas que utilizam serviços públicos e esse reconhecimento valida o que vem sendo feito. Isso vale para tudo, desde a um agendamento de vacina ou de uma consulta, até a simplificação de um processo de abertura de empresa ou de emissão de uma certidão. Todo o trabalho da Prefeitura tem sido pensado a partir do eixo da inovação, na busca por uma prestação de serviço mais eficiente para quem precisa e vive na cidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Portela Florêncio.

O Selo Nível Ouro é concedido pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Soluções Públicas Inteligentes (Spin), como forma de estimular e reconhecer a inovação no setor público. São avaliados as ações e o nível de envolvimento das cidades brasileiras em cinco dimensões: 1) Planejamento da Cidade Inteligente; 2) Governança da Cidade Inteligente; 3) Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities; 4) Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC e Maturidade para Parcerias; 5) Ecossistema de Inovação.

O presidente da Emprel, Bernardo D'Almeida, participou do evento e recebeu a placa que fez o Recife integrar este nobre grupo de cidades. "A premiação é o selo que ratifica a importância das nossas iniciativas voltadas para a inovação no setor público. A modernização dos serviços municipais busca ampliar a relação da cidade com as pessoas, facilitando essa interação, desburocratizando o acesso à informação e aos nossos serviços. O selo de ouro do Connected Smart Cities coloca Recife neste importante mapa de cidades inteligentes e conectadas com o futuro", ressaltou Bernardo D'Almeida. O gerente geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sdecti, Evisson Fernandes de Lucena, também representou a Prefeitura do Recife.

Além da entrega do selo ouro, os organizadores do evento também divulgaram o ranking 2023 do Connected Smart Cities. A partir da análise de 74 indicadores, o Recife é a terceira capital brasileira melhor colocada no eixo Empreendedorismo e figura em 21º lugar no índice global envolvendo 656 municípios acima de 50 mil habitantes, subindo duas posições em relação a 2022.

Cidade Inteligente