Abertura de empresas

O Recife, continua sendo a cidade mais rápida para se abrir uma empresa no Brasil.
 

Com média de três horas para viabilizar e formalizar um novo negócio, as ações da Prefeitura voltadas para desburocratização nos últimos 12 meses geraram uma redução de 93% no tempo médio de registro de empresas na cidade

 

Com base nos dados divulgados no Painel do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, no mês de agosto de 2022, o Recife, mais uma vez contabilizou o menor tempo entre as capitais do Brasil para abertura de empresas. O tempo médio registrado no mês ficou em 3 horas, o que representa uma diminuição de 1 hora em relação a julho de 2022, quando contabilizou 4 horas. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, a redução de tempo chega a 43 horas.

O tempo registrado para o Recife, contabiliza duas horas a menos do que a segunda colocada, Aracajú (5 horas), e a metade do prazo necessário para o processo em São Paulo (6 horas). Para se ter ideia do reflexo das políticas de desburocratização aplicadas pela Prefeitura do Recife, destaca-se que o tempo médio de 3 horas, alcança o menor valor registrado na série histórica, contabilizando, nos últimos 12 meses, uma redução de 93% no tempo para abertura de empresas no Recife.

 

Ranking das dez capitais que apresentaram o melhor resultado no tempo de abertura de empresas.

 

Cidade Tempo de Abertura de Empresas 
Recife - PE           3 horas
Aracajú - SE           5 horas
Goiânia - GO           6 horas
Curitiba - PR           6 horas
São Paulo- SP           6 horas
Vitória - ES           6 horas
Maceió - AL           7 horas
Cuiabá - MT           8 horas
João Pessoa - PB         10 horas
Salvador - BA         10 horas