WEBINAR Brasil-Catalunha

 

As vantagens competitivas do Recife foram apresentadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux, a empresários espanhóis.

 

Em evento online promovido pela Cambra de Comerç Brasil-Catalunya (Câmara de Comércio Brasil-Catalunha), Rafael Dubeux destacou a importância da capital pernambucana dentro dos cenários econômicos do Nordeste e do Brasil.

O secretário também ressaltou os resultados da política municipal para a melhoria do ambiente de negócios. Em pouco menos de dois anos, o Recife pulou de 22º lugar para 1º no tempo para abertura de empresas no Brasil. O prazo atual é de apenas três horas.

Mediada pelo diretor executivo da CCBC, Francisco Arbós, a apresentação do secretário da SDECTI teve como tema "Oportunidades de negocio en Recife: panorama económico y principales sectores de oportunidad".

O encontro serviu como reunião preparatória para a próxima missão comercial de associados da Cambra de Comerç Brasil-Catalunya, que vai ser justamente ao Recife. A apresentação do panorama econômico da capital pernambucana também é uma prévia do Smart City Expo World Congress de Barcelona, que acontecerá em novembro.

"O Recife fica no centro da região, tornando-se uma espécie de capital do Nordeste. É uma cidade de quase 500 anos, mas que aposta no futuro", afirnou Dubeux. Como diferenciais, ele citou o Porto Digital, o hub de pesquisa e o polo médico como integrantes de um forte ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.

Para os empresários espanhóis, o secretário lembrou que o aeroporto do Recife, o quinto em movimentação do Brasil e o primeiro do Nordeste, é administrado pela empresa espanhola Aena, a mesma dos terminais de Madri e Barcelona.

Rafael Dubeux destacou que o Investe Recife, unidade da SDECTI criada para melhorar o ambiente de negócios, pode ser o canal de contato com os empresários espanhóis. "Podemos fornecer informações de inteligência econômica e parcerias com empresas locais", disse.