Prefeitura do Recife

PCR promove lançamento do Observatório Econômico do Recife

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem o prazer de convidar você para o lançamento do Observatório Econômico do Recife. O evento será realizado no dia 28 de junho de 2024, às 09h, no Auditório do CETII - SENAC/PE, localizado na Rua do Apólo, 235. Venha conhecer esta iniciativa inovadora que promete transformar a maneira como entendemos e acompanhamos o desenvolvimento econômico da nossa cidade.

O Observatório Econômico do Recife é um projeto abrangente, desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Faculdade Senac, visando oferecer uma análise detalhada do panorama econômico da cidade. Este projeto não só destaca o desempenho do Recife em relação aos indicadores nacionais, mas também fornece informações valiosas para governantes, investidores, estudantes e o público em geral.

Os relatórios do Observatório abordam uma ampla gama de temas essenciais para compreender a dinâmica econômica da cidade. Entre eles estão a análise da Balança Comercial na Região Nordeste, a evolução da movimentação de empregos em todos os municípios do país, dados do Produto Interno Bruto (PIB) e PIB per capita, dinâmica de abertura e fechamento de empresas, principais atividades econômicas buscadas por investidores locais, variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nas principais capitais, movimentação do Porto do Recife e do Aeroporto do Recife (dados da ANAC e AENA), posicionamento no Ranking de Competitividade dos Municípios, capacidade de pagamento dos municípios e acompanhamento da taxa Selic. Essas informações são cruciais para atrair novos investimentos e destacar o Recife em comparação com outras cidades.

Ao contrário de outros observatórios econômicos que focam apenas em dados locais, o Observatório Econômico do Recife adota uma abordagem inovadora e abrangente, contextualizando os dados locais em um cenário nacional mais amplo. Isso oferece uma visão mais completa e precisa do posicionamento econômico da cidade, permitindo uma análise detalhada das tendências e padrões econômicos. O projeto destaca-se como uma fonte confiável de informações, proporcionando uma perspectiva ampla que identifica oportunidades de crescimento, desafios e áreas de melhoria.

Além disso, o projeto integra alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar em projetos reais e de grande relevância para o município.

Não perca esta oportunidade de participar do lançamento do Observatório Econômico do Recife! Confirme a sua presença através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9n7ttM2G1aOkfYAC8h7YyQ5UGEdTYzSAbWMoTfts85KhWKA/viewform