Maratona dá protagonismo a jovens de periferia no ecossistema de inovação
Um aplicativo que usa inteligência artificial para monitorar os riscos de deslizamentos de barreira (Encheu Aí), um proposta de olimpíada escolar de coleta seletiva (Oecos) e um projeto de reflorestamento para reduzir os riscos de deslizamentos (Portal Tapete Verde). Essas foram as três ideias vencedoras da maratona de inovação climática e tecnologia Idea.Clima, que proporcionou a 80 jovens de comunidade a chance de participar, como protagonistas, do ambiente de inovação da capital pernambucana.
Com idades entre 16 e 29 anos, estudantes de escola pública participaram, durante dois dias, do evento realizado pelo Hub.Periférico (empreendimento social) em parceria com a Prefeitura do Recife e com o Sebrae. A imersão de tecnologia socioambiental que aconteceu no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, teve o apoio financeiro do governo britânico. Os grupos vencedores receberam premiações de R$ 5 mil (1º colocado), R$ 3 mil (2º) e R$ 1 mil (3º).
Mais do que o dinheiro, a recompensa maior será a apresentação das propostas para um público maior e qualificado, o Rec'N'Play, o maior festival de experiências inovadoras a céu aberto da América Latina. As equipes mostrarão seus projetos no dia 20 de outubro e até lá passarão por uma mentoria com especialistas. Este ideathon foi o primeiro a aproximar, de forma prática, os jovens criadores periféricos do Porto Digital, colocando em prática a tecnologia nas comunidades recifenses.
“Aqui no ideathon a gente trouxe uma metodologia que norteia os jovens para desenvolver soluções em torno de cinco problemáticas, que são o acúmulo de resíduo sólido, a falta de água, as questões de conforto térmico, a falta de energia nas comunidades e as questões de deslizamentos e inundações. Trouxemos os desafios mais prioritários para as comunidades levando em consideração a realidade das regiões metropolitanas do Recife”, explicou o fundador do Hub.Periférico, Daniel Paixão.
“Estamos trazendo protagonismo para esses jovens de periferia que estão mais vulnerabilizados a questões climáticas para eles criarem soluções para mitigar esses efeitos. Foi um momento enriquecedor e estamos muito felizes com a criatividade e potencial desses jovens”, destacou a Head de Operações de UK in Brasil Tech Hub, Gabriela Figueiredo.
"Tivemos três vencedores oficiais, que apresentaram ideias bem legais que serão continuadas e terão a oportunidade de serem apresentadas em um painel top para discutir a periferia dentro do Rec'n'play. Mas além disso, todos saíram vencedores. As equipes participantes e todos que ajudaram no evento", destacou o gerente geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Evisson Lucena. A secretária da SDECTI, Joana Portela, participou como avaliadora das propostas e classificou a experiência como "gratificante".
“A gente propõe um jeito de reflorestamento, evitar deslizamentos em barreiras e evitar inundações. Como moradora do Ibura, quero trazer uma estabilidade melhor para o meu bairro e para todos os outros daqui de Recife”, explicou Evellyn Cavalcante, umas da integrantes da equipe Tapete Verde.
Da parte da prefeitura, a maratona Idea.Clima contou ainda com o apoio da Secretaria de Segurança Cidadã (SESEC)/Compaz Governador Eduardo Campos, da Secretaria Executiva de Juventude e da Empresa Municipal de Informação do Recife (EMPREL).